PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Abstenção do 'Enem dos Concursos' foi alta, mas dentro do previsto, afirma Esther Dweck

Abstenção alta, mas dentro do previsto: Ministra comenta balanço preliminar do Concurso Nacional Unificado

Compartilhe

A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou em balanço preliminar do CNU (Concurso Nacional Unificado), realizado neste domingo, 18, que a abstenção nas provas ficou alta, mas dentro do previsto pelo governo.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Cerca de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram para o concurso apelidado de Enem dos Concursos por reunir candidatos para 6,4 mil vagas no serviço público federal em 21 diferentes órgãos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os dados fechados sobre o índice de comparecimento serão divulgados pelo ministério no fim do dia, mas a ministra assegurou que não houve "nada além do previsto".

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também: Beto Studart é homenageado como Chanceler do Prêmio TOP de Vendas 2026
PUBLICIDADE

"A abstenção nos concursos públicos é uma coisa alta; a gente viu isso recentemente no concurso do Banco Central, que teve uma uma taxa muito alta de abstenção mesmo sendo um concurso caríssimo", disse a ministra. Ela falou rapidamente com a imprensa após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao centro de monitoramento do concurso montado pelo Ministério da Gestão em Brasília.

Ela disse que muitas pessoas se inscrevem e acabam desistindo porque não conseguem se preparar a tempo. "Aqui em Brasília, por exemplo, 10% da população adulta se inscreveu, é uma quantidade expressiva", acrescentou.

Há outros fatores, segundo ela, como a tentativa de servidores de outras carreiras do serviço público tentarem uma oportunidade para ganhar mais, e desistirem.

"A gente vai dar esse número no final do dia, mas não está acima do que a gente imaginava. A gente reconhece que os números não são baixos, mas quando a gente deu a oportunidade de desistir, pouquíssima gente desistiu, só 30.000 pessoas. São 2,1 milhões de pessoas aptas a fazer a prova", disse.

Em sua fala, Dweck disse que houve relatos de falta de luz no Rio de Janeiro, mas foram solucionados antes do início das provas e que os horários foram cumpridos como planejamento.

O governo realiza a prova de maneira simultânea em 3,5 mil locais espal

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

Fonte: Estadão

Leia também
Beto Studart é homenageado como Chanceler do Prêmio TOP de Vendas 2026
RECONHECIMENTO
Beto Studart é homenageado como Chanceler do Prêmio TOP de Vendas 2026
22 de out. de 2026 - 14:30
Com crescimento do PIB, Brasil avança no ranking das maiores economias do mundo
ECONOMIA
Com crescimento do PIB, Brasil avança no ranking das maiores economias do mundo
22 de out. de 2026 - 13:13
Lopes Immobilis lidera ranking nacional de vendas em setembro e mira reta final do ano
MERCADO IMOBILIÁRIO
Lopes Immobilis lidera ranking nacional de vendas em setembro e mira reta final do ano
21 de out. de 2026 - 18:54