Diretoria do órgão regulador aguarda as conclusões dos trabalhos da área técnica para eventuais deliberações
Ainda não há previsão de término da fiscalização sobre revisão da bandeira tarifária, diz Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira, 10, em nota, que o processo de fiscalização sobre “inconsistências” que levaram à revisão da bandeira tarifária ainda não tem data de término. A diretoria do órgão regulador aguarda as conclusões dos trabalhos da área técnica para eventuais deliberações.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na semana passada, a Agência anunciou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para os consumidores do país em setembro, quatro dias após ter feito o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2.
A redução do patamar veio após a correção de informações do Programa Mensal de Operação (PMO) de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).
A bandeira tarifária é um sistema adotado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no Brasil para sinalizar as condições de custo da geração de energia elétrica e ajustar o valor da tarifa de acordo com a situação do setor elétrico. O objetivo é refletir no preço da energia as variações nos custos de geração, garantindo maior transparência e equilíbrio financeiro para o setor.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ainda não há previsão de término da fiscalização sobre revisão da bandeira tarifária, diz Aneel
Existem três tipos de bandeiras tarifárias:
1. Bandeira Verde: Não há acréscimo na tarifa de energia. Esta bandeira indica que as condições de geração estão normais e que não há necessidade de custos adicionais.
2. Bandeira Amarela: Há um custo adicional na tarifa. Esta bandeira é acionada quando há um aumento nos custos de geração, geralmente devido a condições hidrológicas desfavoráveis, como pouca chuva.
3. Bandeira Vermelha: Existem duas categorias – patamar 1 e patamar 2. Ambas indicam custos adicionais, sendo que o patamar 2 é mais elevado. Esta bandeira é acionada em situações de crise hídrica severa ou quando os custos de geração estão extremamente altos, como durante períodos de uso intenso de usinas térmicas.
Com informações do Estadão Conteúdo
Leia também | Criação de vara especializada em crimes contra crianças e adolescentes é aprovada pelo TJCE
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.