SERVIÇO

Programa “Vai e Vem” já beneficia mais de 10 mil estudantes e desempregados com passagens gratuitas

Criado pela Arce, o programa oferece passagens gratuitas para quem precisa se deslocar entre municípios em busca de estudo ou emprego

Compartilhe:
11 de dezembro de 2024
Portal GCMAIS

O programa “Vai e Vem”, lançado pelo Governo do Ceará em dezembro do ano passado, tem impactado positivamente a vida de estudantes e trabalhadores desempregados na região metropolitana de Fortaleza. Criado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), o programa oferece passagens gratuitas para quem precisa se deslocar entre municípios em busca de estudo ou emprego.

Programa “Vai e Vem” já beneficia mais de 10 mil estudantes e desempregados com passagens gratuitas
Foto: Governo do Ceará

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Desde o seu lançamento, mais de 10 mil estudantes foram beneficiados. Ana Beatriz, aluna de Geografia na Universidade Estadual do Ceará (UECE), residente em Maracanaú, relatou como o programa tem facilitado sua rotina. “Tudo ficou muito melhor com o Vai e Vem, conseguindo ir para as aulas e voltar para casa”, disse.

Inicialmente voltado apenas para estudantes, o programa foi expandido em setembro de 2024 para atender também trabalhadores desempregados inscritos no programa Bolsa Família. Esses beneficiários têm direito a 10 passagens gratuitas por mês, sendo cinco de ida e cinco de volta, para deslocamentos voltados à procura de emprego, entrega de currículos e participação em entrevistas. O benefício é válido por seis meses, com possibilidade de renovação por mais seis.

João Gabriel Rocha, presidente da Arce, explicou a evolução do programa. “O primeiro momento foi destinado aos estudantes que residem em um município e estudam em outro, dentro da região metropolitana de Fortaleza. Esses estudantes têm direito a duas passagens diárias para realizar o deslocamento, economizando o dinheiro da passagem para reinvestir na sua educação”, afirmou.

“A expansão para os desempregados cadastrados no Bolsa Família garante 10 passagens por mês para que eles possam procurar emprego, entregar currículos e fazer entrevistas”, completou Rocha.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Programa “Vai e Vem”

Adriana Xavier, moradora de Caucaia que já utilizou o benefício, destacou a importância da medida. “Para quem está desempregado, é uma ótima oportunidade, pois muita gente não tem transporte ou dinheiro para se locomover”, afirmou.

O programa atende Fortaleza e 14 cidades vizinhas, incluindo Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. O transporte é realizado por metrô, vans e ônibus nos horários de entrepico (8h às 16h). Para se cadastrar, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de inscrição no Bolsa Família em uma unidade do Sine/IDT. Após aprovação, o beneficiário recebe um cartão com as passagens creditadas.

Com planos de expansão para 2024, o “Vai e Vem” deve beneficiar um número ainda maior de pessoas. “A ideia é ampliar o programa no início do próximo ano, atendendo um novo público com a gratuidade”, destacou a organização.

Leia também |Centro de Formação Olímpica impulsiona inclusão e esporte com atividades gratuitas em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.