O QUE DIZ A LEI

Quando é feriado 24 ou 25 de dezembro?

No dia 25 de dezembro é comemorado o Natal, mas as festas começam na véspera, dia 24 de dezembro

Compartilhe:
23 de dezembro de 2024
Portal GCMAIS

Nesta semana, o Brasil se prepara para celebrar uma das festividades mais esperadas do ano: o Natal. Contudo, surge frequentemente a dúvida sobre quais datas são realmente feriados. Dia 24 de dezembro, véspera de Natal, é feriado? Ou o feriado é apenas dia 25 de dezembro? Entenda a seguir e quais os direitos dos trabalhadores.

Quando é feriado 24 ou 25 de dezembro?
Foto: Pexels

24 de dezembro é feriado?

O dia 25 de dezembro é o único feriado nacional oficial, consagrado como o Dia de Natal. Neste ano, a data cairá em uma quarta-feira, proporcionando uma pausa significativa para muitos trabalhadores e suas famílias.

Além do feriado nacional no dia 25, há a véspera de Natal, 24 de dezembro, que é considerada um ponto facultativo. Isso significa que as empresas têm a liberdade de decidir se darão folga aos seus funcionários após as 14h. Essa prática é bastante comum, pois muitas pessoas aproveitam a tarde para se preparar para as celebrações familiares e a tradicional ceia de Natal.

A confusão entre os dias 24 e 25 é comum, uma vez que muitos brasileiros consideram a véspera como um dia importante devido às festividades que ocorrem na noite anterior ao Natal. Entretanto, oficialmente, apenas o dia 25 é reconhecido como feriado nacional.

No contexto dos direitos trabalhistas, se um empregado for convocado para trabalhar no dia 25 de dezembro, ele tem direito a receber pagamento em dobro ou uma folga compensatória. Já no dia 24, se trabalhar após as 14h, também pode ser compensado conforme o acordo estabelecido com o empregador.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Importância cultural do Natal

O Natal é uma data que transcende o aspecto religioso e se torna um momento de união familiar e celebração. As tradições variam entre as diferentes regiões do Brasil, mas em geral incluem a montagem da árvore de Natal, a troca de presentes e a ceia com pratos típicos. É um período em que muitas pessoas aproveitam para refletir sobre o ano que passou e renovar esperanças para o ano seguinte.

As festividades de fim de ano também marcam um tempo de descanso e férias para muitos trabalhadores. Embora o dia 31 de dezembro não seja um feriado oficial, muitas empresas optam por liberar seus funcionários mais cedo ou até mesmo conceder o dia inteiro como folga. Essa prática permite que as pessoas se preparem para as celebrações do Réveillon.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Entenda os direitos do trabalhador no dia 24 de dezembro

Os direitos dos trabalhadores em relação aos dias 24 e 25 de dezembro são distintos, refletindo a natureza de cada data no calendário trabalhista brasileiro.

Dia 24 de dezembro

O dia 24 de dezembro não é considerado um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo a partir das 14 horas para os trabalhadores do serviço público federal. Isso significa que as empresas têm a liberdade de decidir se liberarão seus funcionários após esse horário. Para o setor privado, não há uma obrigatoriedade legal de dispensar os funcionários, e as condições de trabalho devem seguir o que está estipulado no contrato de trabalho ou nos acordos coletivos

Dia 25 de Dezembro

Em contraste, o dia 25 de dezembro é um feriado nacional, reconhecido oficialmente como o Dia de Natal. Os trabalhadores que atuam nesse dia têm direitos garantidos pela CLT, incluindo o pagamento em dobro ou uma folga compensatória. A legislação assegura que a remuneração adicional deve ser paga aos empregados que forem convocados a trabalhar em feriados, conforme estipulado pela Súmula 146 do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

É importante ressaltar que algumas categorias profissionais podem ter convenções coletivas que oferecem condições ainda mais favoráveis do que as estipuladas pela CLT. Por exemplo, algumas convenções podem prever pagamento superior a 100% ou benefícios adicionais como vale-transporte e alimentação. Assim, é fundamental que os trabalhadores verifiquem os acordos específicos aplicáveis à sua categoria.

Leia também | Supermercados de Fortaleza e Região Metropolitana não vão funcionar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.