TESTAMENTOS

Como saber se existe herança no meu nome? Confira as dicas

Consulta é recomendada, pois, em alguns casos, os cidadãos não são informados sobre a existência de valores ou bens a serem recebidos

Compartilhe:
2 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

Começar o ano novo com uma bolada no bolso é o sonho de muitos brasileiros. Para muitos, a principal chance de tornar esse sonho realidade é a Mega da Virada. No entanto, a sorte também pode sorrir para aqueles que têm heranças a receber e nem sabem disso. Muitos se perguntam: “Como saber se existe herança no meu nome?”. Através de uma ferramenta, é possível consultar a existência de heranças, como bens deixados por falecimento de um parente ou por separação de pais, que ainda não foram comunicadas ao beneficiário.

Como saber se existe herança no meu nome? Confira as dicas
Foto: Pexels

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Uma plataforma que tem facilitado a vida de quem busca informações sobre possíveis heranças é a CENSEC (Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados). O site centraliza dados de tabelionatos de todo o Brasil, e as informações que envolvem heranças e testamentos, que precisam ser registradas em cartórios, ficam disponíveis para consulta. Isso inclui testamentos públicos, elaborados em tabelionatos e reconhecidos por testemunhas.

A consulta é recomendada, pois, em alguns casos, os cidadãos não são informados sobre a existência de valores ou bens a serem recebidos. Para realizar a consulta, é necessário ter um cadastro na plataforma. Caso o cidadão ainda não tenha, o cadastro pode ser feito na hora do primeiro acesso.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Como saber se existe herança no meu nome?

Para saber se você tem algo a receber, será preciso ter em mãos a certidão de óbito do falecido. Caso a pesquisa não mostre nenhum resultado, é aconselhável buscar informações por outras fontes. Por exemplo, no caso de imóveis, é possível verificar o registro por meio de outras plataformas online.

Em relação a imóveis, o procedimento também exige cadastro e a inserção do CPF, para verificar se há registros de propriedades em seu nome que ainda não foram identificados. Dessa forma, a consulta online é uma forma prática de descobrir se existe alguma herança aguardando por você, sem precisar sair de casa.

Leia também | Prefeitura de Fortaleza inicia solicitação de carteiras estudantis para 2025

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.