Segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado médio foi de 28,3 milímetros
Chuvas de dezembro no Ceará ficam dentro da média, aponta Funceme
As chuvas registradas em dezembro no Ceará ficaram dentro da média climatológica para o período, mas com um desvio negativo de cerca de 10%. Segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado médio foi de 28,3 milímetros, abaixo da média histórica de 31,3 mm.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os maiores volumes de chuva foram observados na região do Cariri, com destaque para os municípios de Crato, Barbalha e Caririaçu. As principais precipitações ocorreram nos dias 2, 3, 4 e 20 de dezembro, concentrando-se principalmente no sul do estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Chuvas de dezembro no Ceará ficam dentro da média
O início mais chuvoso do mês foi resultado da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico característico da Pré-Estação Chuvosa no Ceará, que contribuiu para o registro dessas chuvas.
Apesar de dezembro ser historicamente um mês de baixos índices pluviométricos, com média de 31,3 mm, os dados da Funceme confirmam que o acumulado do período manteve-se próximo à normalidade, ainda que abaixo da média histórica.
Leia também |Ano de 2025 terá calendário astronômico repleto de fenômenos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.