PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cid Gomes sobre candidatura do irmão Ciro ao governo do Ceará: "terrível constrangimento"

Fala pública de Cid escancara o distanciamento entre os irmãos, que desde 2022 protagonizam uma ruptura familiar e política

Compartilhe
Cid Gomes sobre candidatura do irmão Ciro ao governo do Ceará: "terrível constrangimento"
Foto: GCMais

O cenário político do Ceará voltou à tona nesta sexta-feira (23) após declarações contundentes do senador Cid Gomes (PSB) sobre a possibilidade de seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), disputar o Governo do Estado em 2026. Em entrevista à rádio sobralense A Voz, Cid afirmou que a hipótese seria “uma situação absolutamente constrangedora” e chegou a dizer: “Será talvez o maior constrangimento da minha vida”.

A fala pública de Cid escancara o distanciamento entre os irmãos, que desde 2022 protagonizam uma ruptura familiar e política. O senador, atualmente aliado do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula, destacou que, embora mantenha afinidade com Ciro na esfera nacional, discorda dos rumos que o irmão tem tomado no contexto estadual. “Tenho absolutamente afinidade com ele na questão nacional, mas, na estadual, discordo profundamente do rumo que tem tomado, de se aliar com o que tem de mais atrasado na política no Ceará. O fim não justifica os meios”, declarou Cid.

Leia também: Ceará tem quase 7 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições 2026

O senador reforçou que não pretende dividir palanque com Ciro caso o irmão avance em alianças com o PL, partido que integra a oposição ao atual governo estadual. “Jamais me aliarei ao PL. Eu não consigo me enxergar ao lado dessas pessoas”, afirmou, citando nomes como André Fernandes (PL) e Carmelo Neto, expoentes do bolsonarismo no estado.

PUBLICIDADE

A possibilidade de Ciro Gomes disputar o Palácio da Abolição ganhou corpo após reuniões do ex-ministro com deputados estaduais oposicionistas. Embora Ciro tenha manifestado preferência pela candidatura do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), admitiu, em conversa reservada, que poderia entrar na disputa caso não haja consenso em torno de um nome.

A crise entre os irmãos tem raízes profundas. O rompimento se consolidou nas eleições de 2022, quando Cid se aproximou do PT e Ciro manteve postura crítica ao partido. A cisão se aprofundou em 2024, com a saída de Cid e seus aliados do PDT para o PSB, ampliando a divisão entre “cidistas” e “ciristas” no Ceará.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Cid Gomes critica possível candidatura de Ciro ao governo do Ceará

Apesar das divergências locais, Cid tem feito gestos de reaproximação no plano nacional. Recentemente, declarou apoio a uma eventual candidatura de Ciro à Presidência em 2026, ressaltando “profundo respeito e admiração” pelo irmão. “Torço para que o Ciro cumpra a tarefa dele que é atuar na esfera nacional. E disse pra ele: essa é a melhor oportunidade para ser candidato à presidência”, afirmou Cid, reiterando que, para o governo estadual, a situação é insustentável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Ceará tem quase 7 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições 2026
NESTE DOMINGO (25)
Ceará tem quase 7 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições 2026
23 de out. de 2026 - 23:26
Mulher descobre traição do marido com colega de trabalho e causa confusão em posto de saúde no Ceará
EM BOA VIAGEM
Mulher descobre traição do marido com colega de trabalho e causa confusão em posto de saúde no Ceará
23 de out. de 2026 - 23:00
Moraes determina bloqueio de R$ 6 bilhões do advogado Willer Tomaz, amigo de Flávio Bolsonaro
DECISÃO
Moraes determina bloqueio de R$ 6 bilhões do advogado Willer Tomaz, amigo de Flávio Bolsonaro
23 de out. de 2026 - 22:27