O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, sancionou nesta sexta-feira (13) a Lei Complementar nº 34/2025, que cria 256 novos cargos voltados ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da capital. A medida foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal dois dias após ser enviada pelo Executivo.
Os novos postos serão ocupados por profissionais aprovados no último concurso público para a área de saúde mental. A convocação, prevista para ocorrer em breve, incluirá 87 terapeutas ocupacionais, 62 assistentes sociais, 59 psicólogos e 48 enfermeiros.
Durante a sanção da lei, o prefeito destacou a importância da iniciativa. “Agradeço aos vereadores pela aprovação célere dessa medida tão importante”, declarou Evandro Leitão.
A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, afirmou que a ampliação de profissionais é uma resposta à crescente demanda por cuidados psicossociais. “Desde a pandemia, a saúde mental se tornou uma das grandes preocupações da nossa gestão. Com esses novos profissionais, vamos ampliar a cobertura e melhorar o atendimento da população”, explicou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Couto, elogiou a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo. “A saúde mental é prioridade para a gestão do prefeito Evandro, e essa aprovação rápida demonstra nosso compromisso com o bem-estar dos fortalezenses”, afirmou.
Rede de saúde mental em Fortaleza
A Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza conta atualmente com 24 equipamentos, sendo:
- 16 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) — seis gerais, três infantis e sete voltados a dependentes químicos;
- Quatro unidades de acolhimento;
- Quatro residências terapêuticas.
Além disso, a rede dispõe de 25 leitos infantojuvenis no hospital Sopai e 12 leitos para desintoxicação na Santa Casa de Misericórdia. A entrada no serviço pode ocorrer por demanda espontânea ou encaminhamento dos 134 postos de saúde da cidade, que também atuam em atendimentos voltados à saúde mental. Nos CAPS, os usuários passam por uma avaliação inicial e, conforme a necessidade identificada, são direcionados aos serviços mais adequados.




