PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Deputado José Guimarães passará por cirurgia no coração em São Paulo

Parlamentar está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e não pretende se licenciar das atividades na Câmara

Compartilhe
Deputado José Guimarães passará por cirurgia no coração em São Paulo
Foto: GCMais

O deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, iniciou nesta quinta-feira (26) o pré-operatório para uma cirurgia no coração. Segundo o parlamentar, a condição de saúde já vinha sendo monitorada por sua equipe médica.

O parlamentar está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde dará início ao tratamento. Ele adiantou que os procedimentos cirúrgicos estão marcados para o início de julho.

Leia também: Deputados distritais eleitos no DF: veja quem ganhou nas Eleições 2026

"Amigos e amigas. Nessa quinta-feira (26) inicio em São Paulo o pré-operatório para um procedimento cirúrgico. Farei uma pequena intervenção no coração, condição que já venho cuidando e acompanhando nas últimas semanas. Agradeço as mensagens de carinho e apoio" escreveu em postagem nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Segundo a assessoria do político, ele não pretende tirar licença da Câmara dos Deputados, durante o processo.

O deputado é cotado para uma das vagas ao Senado pelo Ceará, em 2026, e tem participado de uma série de eventos do PT na capital e no interior do estado O parlamentar tem reiterado que não abrirá mão de uma indicação para a corrida eleitoral do próximo ano.

PUBLICIDADE

José Guimarães fará cirurgia no coração

Formado em Direito, José Guimarães está em seu terceiro mandato como deputado federal. Iniciou sua trajetória na Câmara dos Deputados em 2007, quando coordenou a bancada do PT nas comissões de Finanças e Tributação da Casa, além da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

PUBLICIDADE

Ao longo da carreira, ocupou funções estratégicas no Legislativo: foi vice-líder do governo Dilma Rousseff na Câmara em 2011, coordenador da bancada do Nordeste em 2012 e líder da bancada do PT em 2013.

PUBLICIDADE

Filiado ao PT desde 1985, Guimarães coordenou naquele ano a campanha de Maria Luiza à prefeitura de Fortaleza - primeira mulher a comandar o Executivo da capital cearense. Entre 1991 e 2000, presidiu o diretório estadual do partido e atuou na coordenação das campanhas presidenciais de Lula em 1989 e 2002.

Foi eleito deputado estadual em 2000 e chegou à Câmara Federal em 2006, sendo o mais votado do PT no Ceará. Em 2010, foi reeleito como o segundo mais votado do estado e o primeiro da sigla, com 210,3 mil votos. Em 2014, repetiu o desempenho e foi o segundo deputado federal mais votado do Brasil, com 209.032 votos no Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Deputados distritais eleitos no DF: veja quem ganhou nas Eleições 2026
ELEIÇÕES 2026
Deputados distritais eleitos no DF: veja quem ganhou nas Eleições 2026
04 de out. de 2026 - 16:30
Resultados das Eleições 2026 por estado: veja quem foi eleito onde você mora (16h30)
Eleições 2026
Resultados das Eleições 2026 por estado: veja quem foi eleito onde você mora (16h30)
04 de out. de 2026 - 16:30
Deputados estaduais eleitos no Amapá: veja quem ganhou nas Eleições 2026
ELEIÇÕES 2026
Deputados estaduais eleitos no Amapá: veja quem ganhou nas Eleições 2026
04 de out. de 2026 - 16:20