PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MPCE se manifesta e aciona núcleo de apoio às vítimas após ataque em escola de Sobral

O órgão acompanha as investigações e acionou o Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (Nuavv) para prestar suporte às vítimas diretas e indiretas

Compartilhe
MPCE se manifesta e aciona núcleo de apoio às vítimas após ataque em escola de Sobral
Foto: GCMais

O Ministério Público do Ceará (MPCE) se manifestou nesta quinta-feira (25) sobre o ataque ocorrido no Colégio Estadual Luiz Felipe, em Sobral, que resultou na morte de dois estudantes, Luis Oliveira Filho, de 17 anos, e Victor Guilherme, de 16 anos, e deixou outros três feridos. O órgão acompanha as investigações e acionou o Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (Nuavv) para prestar suporte às vítimas diretas e indiretas.

Leia também: Cinco homens são denunciados pela morte de vereadora no Ceará em 2017

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, designou o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) para dar apoio às investigações conduzidas pelas forças de segurança estaduais.

O Colégio Estadual Luiz Felipe, alvo do ataque, é reconhecido nacionalmente por seu engajamento acadêmico e cultural. Entre seus projetos premiados, destaca-se o “Espaço Delas”, voltado à formação de meninas cientistas, premiado no Ceará Científico, iniciativa que estimula pesquisa nas escolas estaduais.

PUBLICIDADE

Na área de Linguagens e Códigos, a escola alcançou proficiência intermediária em Português, e alunos avançaram na Olimpíada Nacional de Português deste ano. Na Geografia, três estudantes conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) estadual. Sobral lidera o ranking de qualidade da educação no país, segundo o CLP (Centro de Liderança Pública), com destaque no ensino fundamental e políticas de bonificação para profissionais da educação.

PUBLICIDADE

Ataque em escola de Sobral

Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram dois criminosos chegando ao colégio em uma motocicleta, estacionando ao lado da instituição e caminhando em direção ao pátio, onde efetuaram disparos durante o intervalo das aulas. Alunos gravaram cenas de pânico, correndo em direção aos portões e escadas para se proteger. Logo após a ação, os suspeitos fugiram.

O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, informou que medidas imediatas foram adotadas, incluindo a presença da Guarda Municipal, envio de ambulâncias e transporte para retirar alunos e funcionários do local. “Estamos tomando todas as providências necessárias em conjunto com o Estado”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, classificaram o episódio como “gravíssimo e intolerável”. O MEC disponibilizou equipes especializadas em situações de crise para acompanhar o caso.

Suspensão das aulas e suporte psicológico

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) comunicou que não haverá aulas nesta sexta-feira (26). Os estudantes terão suporte de profissionais de Psicologia da Coordenadoria Regional de Educação (Crede) no retorno às atividades. A pasta reforçou que mantém medidas contínuas para a segurança física e psicológica das escolas no Estado.

O ataque é investigado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e Guarda Civil Municipal de Sobral. As linhas de investigação incluem disputas envolvendo facções criminosas ou retaliação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (Nuavv) da Região Norte já foi acionado pelo MPCE para prestar assistência às vítimas. O atendimento é realizado na Rua Coronel José Saboia, nº 513, bairro Centro, no mesmo prédio da Casa do Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Contato pelo telefone 88 3614 4478 ou e-mail nuavv.sobral@mpce.mp.br.

O MPCE reforça que seguirá acompanhando as investigações das forças de segurança e que todos os envolvidos serão responsabilizados rigorosamente de acordo com a lei.

PUBLICIDADE

Leia também
Cinco homens são denunciados pela morte de vereadora no Ceará em 2017
MPCE
Cinco homens são denunciados pela morte de vereadora no Ceará em 2017
22 de out. de 2026 - 18:53
Três homens são condenados a mais de 60 anos por matar dono de clube no Ceará
JUSTIÇA
Três homens são condenados a mais de 60 anos por matar dono de clube no Ceará
22 de out. de 2026 - 16:37
Trabalhador sofre descarga elétrica após incêndio em rede no Vicente Pinzón, em Fortaleza
INVESTIGAÇÃO
Trabalhador sofre descarga elétrica após incêndio em rede no Vicente Pinzón, em Fortaleza
22 de out. de 2026 - 15:07