Um vídeo de câmera de segurança flagrou o momento em que um carro arrasta uma moto durante uma briga de trânsito no bairro Montese, em Fortaleza, no último domingo (15). As imagens mostram o instante em que o motociclista consegue saltar do veículo segundos antes de ele ser puxado pelo automóvel.
Contexto da briga de trânsito em Fortaleza
De acordo com testemunhas, a confusão começou após um desentendimento entre os dois condutores. Em meio à discussão, o motorista do carro teria derrubado a motocicleta e passou a arrastá-la por várias ruas da região. O motociclista conseguiu se afastar e não foi atingido. Durante a gravação, é possível ouvir a reação de quem presencia a cena: “O cara tá arrastando a moto. O cara tá arrastando a moto, velho”.
O veículo percorreu cerca de 150 metros arrastando a moto até colidir com um caminhão estacionado na Rua Queirós Ribeiro. Com o impacto, houve uma explosão seguida de incêndio, alimentado por um rastro de combustível deixado no trajeto. As chamas se espalharam rapidamente e destruíram os veículos envolvidos, além de danificar o caminhão.
Ver essa foto no Instagram
Moradores relatam tensão após o ocorrido
Moradores da área relataram momentos de tensão. A dona de casa Adriana Pais afirmou que o fogo quase atingiu sua residência e classificou a situação como “muito perigosa”. Já um aposentado que presenciou o caso disse suspeitar que o motorista não estava em condições normais ao dirigir.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram controlar o incêndio antes que ele se propagasse para imóveis próximos. Apesar da gravidade do ocorrido, o motociclista sofreu apenas ferimentos leves.
O motorista, identificado como Henrique Cardoso de Araújo, de 39 anos, foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e embriaguez ao volante. Segundo a Polícia Militar, ele teria colidido intencionalmente contra a motocicleta após a discussão.
Homem foi colocado em liberdade após briga de trânsito em Fortaleza
Um dia após a briga de trânsito em Fortaleza, na segunda-feira (16), Henrique Cardoso de Araújo foi colocado em liberdade durante audiência de custódia realizada pela Justiça do Ceará. Na ocasião, a defesa solicitou que a prisão em flagrante fosse substituída por medidas cautelares, pedido que teve parecer favorável do Ministério Público. A decisão considerou que o motorista é réu primário, possui bons antecedentes e endereço fixo.
Com isso, a Justiça concedeu liberdade provisória, condicionada ao cumprimento de uma série de medidas pelo período inicial de seis meses. Entre elas, estão o comparecimento mensal à Central de Alternativas Penais, a proibição de contato com a vítima e a obrigação de não se ausentar de Fortaleza por mais de oito dias sem autorização judicial.
Caso descumpra qualquer uma das determinações, o motorista poderá voltar a ser preso preventivamente.
Briga de trânsito em que carro arrasta moto em Fortaleza: quais as possíveis punições?
Para o presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB-CE, Daniel Siebra, a legislação atual prevê penas consideradas brandas para situações desse tipo. "A pena para quem comete esse tipo de delito, elas são brandas, são seis meses, no máximo três anos de detenção, a pessoa dificilmente vai ficar presa. Então era possível rever isso", explicou ele ao falar com a equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, tratando sobre a briga de trânsito.
Informações que auxiliem investigações das forças de segurança no Ceará devem ser comunicadas pelos canais de denúncia
A população pode contribuir com investigações das forças de segurança do estado do Ceará repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via "e-denúncias", o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.




