O Governo do Ceará publicou entre terça-feira (31) e quarta-feira (1º) a exoneração de 21 secretários estaduais para cumprir os prazos de desincompatibilização exigidos pela legislação eleitoral, que determina que gestores públicos interessados em disputar eleições devem se afastar de suas funções seis meses antes do pleito. Entre os destaques estão a vice-governadora Jade Romero (MDB), que deixou a Secretaria da Proteção Social, e Chagas Vieira (PDT), ex-chefe da Casa Civil.
Secretários exonerados para as eleições de 2026
A medida atende ao calendário eleitoral para o primeiro turno, marcado para 4 de outubro, cujo prazo de afastamento encerra-se neste sábado (4). O afastamento garante que os pré-candidatos possam participar da campanha sem conflito de interesse em cargos públicos. A lista de secretários exonerados inclui:
- Eduardo Bismarck (PDT), Secretaria do Turismo
- Denis Bezerra (PSB), Assessoria de Assuntos Federais (Casa Civil)
- Domingos Filho (PSD), Secretaria do Desenvolvimento Econômico
- Lia Gomes (PSB), Secretaria das Mulheres
- Erich Douglas (PSD), Secretaria da Proteção Animal
- Gadyel Gonçalves (PT), Superintendência Adjunta de Edificações (SOP)
- Diego Barreto (Republicanos), Superintendência Estadual de Defesa do Consumidor
- Walter Cavalcante (PV), Assessoria Especial de Assuntos Institucionais (Casa Civil)
- Audic Mota (MDB), Assessoria Especial de Desenvolvimento Regional (Casa Civil)
- Chagas Vieira (PDT), Casa Civil
- Tiago Lutiani (PSD), Assessoria de Relações Institucionais (Casa Civil)
- Jade Romero (MDB), Secretaria da Proteção Social e vice-governadora
- Luísa Cela (PSB), Secretaria da Cultura
- Adelita Monteiro (PSOL), Secretaria da Juventude
- Moisés Braz (PT), Secretaria do Desenvolvimento Agrário
- Fernando Santana (PT), Secretaria dos Recursos Hídricos
- José Ailton Brasil (PT), Secretaria-Executiva dos Recursos Hídricos
- Zezinho Albuquerque (PP), Secretaria das Cidades
- Waldemir Catanho (PT), Detran
- Mitchelle Meira (PT), Secretaria da Diversidade
- Eliana Estrela (PT), Secretaria da Educação
Alguns dos exonerados eram titulares de mandatos legislativos e devem retomar suas cadeiras na próxima semana. É o caso do deputado federal Eduardo Bismarck, dos deputados estaduais Lia Gomes, Moisés Braz, Fernando Santana, Zezinho Albuquerque, e do vereador de Fortaleza Erich Douglas. Já Walter Cavalcante e Audic Mota, que são suplentes, podem gerar novas movimentações na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para ocupação das vagas.
Desincompatibilização e janela partidária
O período coincide com a janela partidária, quando filiações e mudanças de legenda são consolidadas. Entre os secretários que mudaram recentemente de partido estão Diego Barreto (deixou o PSDB), Chagas Vieira (sem partido) e Tiago Lutiani (deixou o PT). Sobre Jade Romero e Eduardo Bismarck, ainda não há confirmação de seus novos partidos. Romero havia indicado filiação à Federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, enquanto Bismarck cogita migrar para o Podemos, partido liderado por seu pai, Bismarck Maia, no Ceará.
O afastamento dos secretários faz parte de um movimento estratégico dos partidos para organizar suas nominatas e garantir a presença de candidatos experientes nas eleições estaduais e federais de outubro. Até o final do prazo, novas exonerações podem ocorrer, refletindo o ajuste das lideranças políticas estaduais ao calendário eleitoral de 2026.




