O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou nesta quarta-feira (26) que dará aval a qualquer solicitação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o envio de Força Federal ao Estado durante as eleições de 2026. Em publicação nas redes sociais, o governador disse confiar no trabalho das forças de segurança estaduais, mas declarou que considera positiva uma eventual atuação federal para reforçar a segurança do processo eleitoral.
“Deixo muito claro que toda e qualquer solicitação do TRE de Força Federal para reforçar a segurança na eleição do Ceará tem meu aval”, afirmou Elmano na publicação. O governador acrescentou que confia nas forças estaduais e destacou o que classificou como uma atuação intensa das corporações no combate à criminalidade.
A declaração ocorre em meio à preparação para as eleições deste ano, que terão o primeiro turno realizado em 4 de outubro, conforme o calendário oficial da Justiça Eleitoral.
Elmano apoia eventual pedido de Força Federal
Na mensagem publicada nas redes sociais, Elmano afirmou que qualquer solicitação feita pelo TRE-CE com o objetivo de reforçar a segurança durante a eleição terá seu apoio.
O governador não anunciou, porém, o envio de tropas federais ao Ceará nem informou que já exista uma decisão nesse sentido. A declaração apresentada por ele é de apoio a uma eventual solicitação da Justiça Eleitoral.
Elmano também destacou a atuação das forças estaduais no enfrentamento à criminalidade. Segundo o governador, as polícias do Ceará têm realizado operações e prisões como parte das ações de segurança pública.
A manifestação ocorre em um momento em que a segurança pública ocupa espaço importante no debate eleitoral do Ceará. O próprio governador tem tratado do tema em entrevistas recentes, incluindo a sabatina realizada nesta quarta-feira pelo UOL e pela Folha.
Durante a sabatina, Elmano voltou a defender a atuação das forças estaduais e afirmou que não existem territórios controlados por facções criminosas no Ceará.
Força Federal pode reforçar segurança das eleições
A possibilidade de emprego de Força Federal em eleições está relacionada à necessidade de garantir condições de segurança para o exercício do voto em determinadas localidades.
No Ceará, o calendário eleitoral já está em andamento. O TRE-CE estabelece 4 de outubro como a data do primeiro turno das eleições de 2026, enquanto eventual segundo turno está previsto para 25 de outubro.
O pleito deste ano definirá cargos em disputa em todo o país, e a Justiça Eleitoral trabalha na organização das etapas que antecedem a votação.
A presença de tropas federais, quando solicitada e autorizada dentro dos procedimentos eleitorais, pode ser utilizada como reforço às estruturas de segurança que já atuam nos estados.
A manifestação de Elmano indica que, caso o TRE-CE entenda necessário esse tipo de apoio, o governo estadual não pretende criar resistência à medida.
Governador destaca atuação das forças estaduais
Apesar de defender a cooperação federal, Elmano fez questão de ressaltar a confiança nas forças de segurança do Ceará.
Na publicação, o governador afirmou que as corporações estaduais têm atuado fortemente contra o crime e citou o número de operações e prisões realizadas.
A posição apresentada por Elmano tenta conciliar dois pontos: de um lado, a defesa do trabalho realizado pelas polícias estaduais; de outro, a disposição para receber apoio federal caso a Justiça Eleitoral considere necessário durante o processo de votação.
A declaração também se conecta ao discurso que o governador vem adotando sobre segurança pública ao longo da campanha eleitoral.
Na entrevista concedida ao UOL e à Folha nesta quarta-feira, Elmano afirmou que organizações criminosas atuam em diferentes regiões do Estado, mas negou que tenham domínio territorial sobre áreas do Ceará.
Segundo ele, a diferença está entre a presença de criminosos e a capacidade efetiva de uma facção de controlar o território e impedir a atuação do Estado.
Eleições de 2026 entram na fase decisiva
A manifestação do governador ocorre pouco mais de um mês antes do primeiro turno das eleições. O TRE-CE informa que o período das convenções partidárias ocorreu entre 20 de julho e 5 de agosto e que o prazo final para o pedido de registro das candidaturas terminou em 15 de agosto.
A partir desse momento, a estrutura de preparação para o pleito passa a concentrar esforços em etapas como análise dos registros, organização dos locais de votação e planejamento da segurança.
O TRE-CE também prevê procedimentos específicos para profissionais que atuarão na segurança durante as eleições. A partir de 1º de setembro, por exemplo, militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço poderão utilizar a transferência temporária de eleitor para votar em local diferente daquele de origem, conforme as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.
Nesse cenário, a declaração de Elmano antecipa a posição do governo estadual diante de uma eventual solicitação de reforço federal.
Até o momento, a manifestação do governador não significa que tropas federais tenham sido oficialmente requisitadas ou que já exista uma operação definida para o Ceará. O que Elmano afirmou foi que qualquer pedido do TRE-CE nesse sentido terá seu aval.
A segurança durante a votação deverá envolver, portanto, a atuação integrada das estruturas estaduais e da Justiça Eleitoral, com possibilidade de reforço federal caso esse apoio seja considerado necessário pelas autoridades competentes.




