O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a Petrobras a perfurar mais três poços na Margem Equatorial, no litoral do Amapá. A decisão amplia a licença ambiental concedida para atividades no bloco FZA-M-59, localizado na Bacia da Foz do Amazonas, e permite que a estatal avance na investigação do potencial petrolífero da região.
A autorização foi assinada na quinta-feira (3) pelo presidente do Ibama, Jair Schmitt. Com a ampliação, a campanha exploratória da Petrobras passa a abranger quatro poços no mesmo bloco.
Além da conclusão do poço Morpho, cuja perfuração já está em andamento, a licença contempla os poços Manga, Crotalus e Morpho Extensão. A medida ocorre depois de a Petrobras confirmar a presença de petróleo no Morpho, localizado a aproximadamente 175 quilômetros da costa do Amapá.
A identificação de petróleo, entretanto, ainda não representa uma decisão pela exploração comercial da área. Antes de qualquer eventual etapa de produção, a companhia precisa reunir informações sobre o volume encontrado, a qualidade do petróleo e as características do reservatório. Esses dados serão utilizados para avaliar se uma eventual produção apresenta viabilidade econômica.
Petrobras amplia investigação após identificar petróleo
A Petrobras havia solicitado ao Ibama a ampliação da licença em agosto, após os resultados obtidos no poço Morpho indicarem a presença de petróleo. A partir da autorização, a estatal poderá ampliar a investigação geológica da área e obter informações sobre diferentes pontos do bloco FZA-M-59. O objetivo da etapa exploratória é justamente conhecer as características das formações encontradas antes de qualquer decisão relacionada à produção.
O fato de haver petróleo em um poço não permite, isoladamente, determinar o tamanho de uma eventual reserva ou sua capacidade de gerar produção comercial. É necessário avaliar aspectos como a quantidade disponível, as propriedades do óleo e as condições do reservatório.
Por isso, a nova fase autorizada pelo Ibama representa uma continuidade da pesquisa sobre o potencial da região, e não uma autorização para iniciar imediatamente a produção de petróleo.
De acordo com o planejamento apresentado, caso os resultados das atividades exploratórias confirmem a existência de reservas comercialmente viáveis, uma eventual produção poderá começar em até sete anos. O prazo, porém, depende dos resultados obtidos durante as pesquisas e das etapas necessárias para transformar uma eventual descoberta em um projeto de produção.
Quatro poços passam a fazer parte da campanha
Com a ampliação da licença ambiental, quatro poços passam a integrar a campanha exploratória no bloco FZA-M-59. O Morpho já está em processo de conclusão. Os outros três pontos autorizados são Manga, Crotalus e Morpho Extensão.
A realização das novas perfurações permitirá à Petrobras ampliar o conjunto de informações sobre o subsolo da região. A análise dos resultados de diferentes pontos é importante para determinar a extensão e as características de uma eventual acumulação de petróleo.
A Margem Equatorial é considerada uma área de interesse estratégico para a exploração de petróleo no Brasil, mas também está no centro de debates relacionados à proteção ambiental.
A região envolve áreas marítimas próximas a ecossistemas sensíveis e atividades econômicas desenvolvidas por comunidades costeiras. Por isso, a autorização do Ibama estabelece uma série de exigências que deverão ser cumpridas pela Petrobras durante a campanha.
Licença estabelece medidas de proteção ambiental
O Ibama determinou que a Petrobras apresente, no prazo de até 30 dias após o recebimento da licença, um plano atualizado detalhando as atividades previstas. A autorização também estabelece medidas de proteção ambiental para a execução da campanha exploratória.
Entre as exigências estão inspeções prévias nas sondas, a proibição do descarte de resíduos no mar e a manutenção de estruturas destinadas ao atendimento da fauna. As medidas fazem parte das condições estabelecidas para que as atividades possam ser realizadas dentro dos parâmetros ambientais definidos pelo órgão federal.
A preocupação com possíveis impactos sobre a fauna marinha é um dos pontos que acompanham a discussão sobre a exploração na região da Foz do Amazonas. O cumprimento das condicionantes ambientais deverá ser observado ao longo das operações autorizadas.
MPF questiona ampliação da licença
A ampliação da licença também ocorre em meio a questionamentos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre o processo de autorização. O órgão apontou divergências entre informações apresentadas anteriormente pelo Ibama e os documentos oficiais relacionados ao procedimento administrativo.
Uma das questões levantadas envolve a duração e a dimensão da campanha exploratória. Em uma audiência realizada em abril de 2025, representantes do Ibama haviam indicado que a atividade seria pontual e teria duração aproximada de seis meses.
Posteriormente, segundo o MPF, os documentos administrativos passaram a prever uma campanha envolvendo quatro poços, com atividades que poderiam se estender até 2029.
Para o Ministério Público Federal, a diferença entre os prazos apresentados compromete a transparência do processo e dificulta a avaliação dos possíveis impactos ambientais associados à atividade.
O órgão também manifestou preocupação com os efeitos acumulados de uma operação mais prolongada. Entre os pontos citados estão possíveis impactos sobre a fauna marinha, a pesca artesanal e comunidades tradicionais que vivem na região.
A discussão coloca em lados diferentes duas questões que acompanham o avanço da exploração da Margem Equatorial: de um lado, o interesse na investigação de novas reservas de petróleo; de outro, a necessidade de avaliar e controlar os impactos ambientais e sociais associados às atividades.
Descoberta de petróleo não significa produção imediata
A confirmação de petróleo no poço Morpho representa um avanço na etapa de investigação, mas ainda existe uma série de etapas antes de uma eventual produção comercial.
A Petrobras precisa avaliar os resultados obtidos nas perfurações para determinar se há volume suficiente de petróleo e se as características encontradas permitem uma operação economicamente viável.
Também será necessário considerar as condições técnicas para uma futura produção e as exigências ambientais aplicáveis a essa etapa.
Por enquanto, a autorização concedida pelo Ibama está relacionada à continuidade das atividades exploratórias no bloco FZA-M-59. O foco é obter mais informações sobre o potencial petrolífero da área.
A eventual confirmação de uma reserva comercialmente viável poderá abrir caminho para novas fases do projeto, mas não há, neste momento, produção autorizada a partir da descoberta mencionada.
O que acontece agora na Margem Equatorial
Com a nova autorização, a Petrobras deverá organizar a continuidade da campanha exploratória e cumprir as exigências estabelecidas pelo Ibama. O primeiro compromisso previsto é a apresentação do plano atualizado das atividades dentro do prazo determinado pelo órgão ambiental.
A estatal também deverá executar as operações observando as medidas de proteção previstas na licença, incluindo os procedimentos relacionados às sondas, aos resíduos e à resposta a ocorrências envolvendo fauna.
Paralelamente, o debate institucional sobre os impactos da campanha permanece. O questionamento do MPF coloca em discussão a duração da atividade e a necessidade de avaliar seus possíveis efeitos acumulados. Enquanto isso, os resultados dos novos poços deverão ampliar o conhecimento sobre o potencial de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas.
O futuro da área dependerá justamente dessas informações. Se as pesquisas demonstrarem que existe uma reserva em quantidade, qualidade e condições capazes de sustentar uma operação comercial, a Petrobras poderá avançar para outras etapas. Caso contrário, a presença de petróleo identificada durante a exploração não necessariamente resultará em produção.
Por isso, a autorização para os três novos poços deve ser entendida como uma ampliação da fase de pesquisa da Petrobras na Margem Equatorial, e não como o início imediato da extração de petróleo no litoral do Amapá.




