PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
LEVANTAMENTO

Pesquisa CNT/MDA: Lula tem 47,3% contra 40% de Flávio Bolsonaro no 2º turno

Presidente também aparece à frente de Flávio Bolsonaro em simulação de segundo turno, com diferença de 7,3 pontos percentuais; levantamento foi divulgado nesta terça-feira (15)

Compartilhe
Pesquisa CNT/MDA: Lula tem 47,3% contra 40% de Flávio Bolsonaro no 2º turno
A vantagem de Lula aparece tanto no primeiro quanto no segundo turno, acima da margem de erro, contra Flávio Bolsonaro. Foto: Ricardo Stuckert / PR, Ton Molina / Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da corrida presidencial no segundo turno. Nesse cenário, o petista tem 47,3% das intenções de voto, contra 40% de Flávio Bolsonaro (PL). Brancos e nulos somam 10,2%, enquanto 2,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

A vantagem de Lula também aparece na disputa do primeiro turno, com 40,5% das intenções de voto, segundo a 170ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião, realizada pelo Instituto MDA e divulgada nesta terça-feira (15). Flávio Bolsonaro ocupa a segunda posição, com 30,4%, uma diferença de 10,1 pontos percentuais.

Leia também: Pesquisa para presidente no segundo turno: veja os números de Lula x Flávio Bolsonaro

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e ouviu 2.002 pessoas entre 9 e 13 de setembro, em todas as regiões do país.

PUBLICIDADE

Lula lidera primeiro turno

Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula aparece com 40,5%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 30,4%.

PUBLICIDADE

Augusto Cury (Avante) registra 6% das intenções de voto. Na sequência estão Ronaldo Caiado (PSD), com 3%, Renan Santos (Missão), com 2,7%, e Romeu Zema (Novo), com 1%.

Os demais candidatos somam 1,1%. Brancos e nulos correspondem a 6%, enquanto 7,5% dos entrevistados se declararam indecisos.

PUBLICIDADE

Na comparação com a pesquisa anterior da CNT/MDA, realizada em agosto, Lula oscilou de 42% para 40,5%, enquanto Flávio Bolsonaro passou de 29% para 30,4%. Com isso, a distância entre os dois candidatos diminuiu.

PUBLICIDADE

O levantamento também mostra a evolução dos dois principais nomes em rodadas anteriores. Em abril, Lula tinha 39% e Flávio, 30%. Em junho, os percentuais eram de 42% e 28%, respectivamente.

Lula também aparece à frente no cenário espontâneo

Quando os entrevistados não recebem uma lista com os nomes dos candidatos, Lula também aparece na primeira posição. O presidente foi citado por 36,6%, enquanto Flávio Bolsonaro alcançou 26,7%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Augusto Cury aparece com 4,4%, seguido por Ronaldo Caiado e Renan Santos, ambos com 1,6%. Nesse formato da pesquisa, 20,8% dos entrevistados não souberam apontar um candidato.

Outro indicador medido pelo levantamento foi o grau de definição do eleitorado. A parcela dos entrevistados que considera sua escolha definitiva subiu de 71,2% em agosto para 79,8% em setembro. Outros 20,2% afirmaram que ainda podem mudar de opinião.

Diferença entre Lula e Flávio diminui no segundo turno

Embora Lula permaneça à frente de Flávio Bolsonaro em uma eventual segunda rodada da eleição, a vantagem do presidente diminuiu em relação à pesquisa anterior.

PUBLICIDADE

Agora, Lula registra 47,3%, contra 40% de Flávio Bolsonaro, diferença de 7,3 pontos percentuais. Em agosto, os números eram de 48% para Lula e 39,1% para o senador, uma vantagem de 8,9 pontos percentuais, arredondada na divulgação anterior para nove pontos.

Na comparação entre os dois levantamentos, Lula oscilou 0,7 ponto para baixo, enquanto Flávio avançou 0,9 ponto.

O levantamento também testou confrontos entre Lula e outros quatro candidatos. Em todos eles, o presidente aparece à frente.

PUBLICIDADE

Contra Augusto Cury, Lula registra 45,3%, enquanto o candidato do Avante tem 38,4%. Brancos e nulos representam 12,7%, e 3,6% não souberam responder.

Na simulação contra Ronaldo Caiado, Lula chega a 46,4%, ante 37,3% do governador de Goiás. Brancos e nulos somam 13,1%, e 3,2% são indecisos.

Contra Renan Santos, o presidente tem 47,3%, enquanto o candidato do Missão aparece com 33,9%. Nesse cenário, brancos e nulos correspondem a 15,7% e os indecisos, a 3,1%.

PUBLICIDADE

Já no confronto com Romeu Zema, Lula registra 47,7%, contra 34,5% do governador de Minas Gerais. Brancos e nulos somam 14,5%, enquanto 3,3% não souberam responder.

Avaliação do governo e do presidente

A pesquisa também mediu a avaliação do governo federal. A administração de Lula é considerada negativa por 39,4% dos entrevistados, enquanto 33,8% fazem uma avaliação positiva. Outros 25,4% classificam o governo como regular.

Na avaliação pessoal do presidente, 49,7% afirmam desaprovar seu desempenho, enquanto 45,9% aprovam.

PUBLICIDADE

O levantamento ainda perguntou aos eleitores sobre o potencial de voto dos dois principais candidatos. Lula tem 51,9% quando são considerados os entrevistados que afirmam que votariam nele com certeza ou que admitem essa possibilidade.

Flávio Bolsonaro aparece com potencial de voto de 42,7%. Por outro lado, 53,6% dizem que não votariam no senador, enquanto 46,4% descartam votar em Lula.

Eleitores apontam principais receios

A pesquisa também mediu os temores dos entrevistados em relação ao resultado da eleição presidencial.

PUBLICIDADE

Para 35,5%, o principal receio é a volta de alguém da família Bolsonaro ao governo. Outros 34,7% afirmam temer a continuidade da administração de Lula.

Além desses grupos, 9,4% dizem ter receio tanto de uma vitória de Lula quanto de Flávio Bolsonaro.

Com a inclusão desse último grupo, a pesquisa calcula que 44,9% manifestam algum temor relacionado ao retorno dos Bolsonaro ao governo, enquanto 44,1% demonstram preocupação com a continuidade de Lula.

PUBLICIDADE

Metodologia da pesquisa CNT/MDA

A 170ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião foi realizada pelo Instituto MDA entre os dias 9 e 13 de setembro de 2026.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas presencialmente, em domicílios e pontos de fluxo de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06902/2026.

PUBLICIDADE


Leia também
Pesquisa para presidente no segundo turno: veja os números de Lula x Flávio Bolsonaro
ELEIÇÕES 2026
Pesquisa para presidente no segundo turno: veja os números de Lula x Flávio Bolsonaro
06 de out. de 2026 - 17:20
Pesquisa para presidente no segundo turno: veja os números mais recentes
ELEIÇÕES 2026
Pesquisa para presidente no segundo turno: veja os números mais recentes
09 de out. de 2026 - 17:57
Quem está na frente para presidente no segundo turno? Veja as últimas pesquisas
ELEIÇÕES 2026
Quem está na frente para presidente no segundo turno? Veja as últimas pesquisas
09 de out. de 2026 - 17:59