O PT tem 15 candidatos a deputado federal pelo Ceará nas Eleições 2026. Os nomes disputam uma das 22 cadeiras destinadas ao estado na Câmara dos Deputados, com números de urna iniciados por 13.
A votação para deputado federal acontece no primeiro turno, marcado para 4 de outubro. A relação abaixo considera os candidatos do PT que aparecem atualmente como concorrentes nos dados eleitorais disponíveis.
Quem são os candidatos a deputado federal pelo PT no Ceará?
O Partido dos Trabalhadores participa da disputa para a Câmara dos Deputados no Ceará dentro da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. Nesta lista, o recorte considera apenas os candidatos registrados pelo PT.
Confira os nomes e os respectivos números de urna:
- Adelita Monteiro — 1313
- Adriana Pedrosa — 1370
- Auri Junior — 1315
- Bom Bibi — 1388
- Fernando Santana — 1322
- José Airton — 1333
- Larissa Gaspar — 1331
- Luisa Cela — 1301
- Madalena Quilombola — 1311
- Paulo Assunção — 1365
- Professor Anízio — 1399
- Raimundo Martins — 1323
- Toinho Contábil — 1312
- Vanderley Nogueira — 1377
- Weibe Tapeba — 1314
Os números correspondem às identificações de urna das candidaturas do PT para deputado federal no Ceará.
Uma mudança importante em relação a listas anteriores envolve Audic Mota, número 1300. O candidato aparece nos registros eleitorais anteriores, mas a situação mais recente indica renúncia, razão pela qual ele não integra a lista atual de candidatos concorrendo.
Quantas vagas de deputado federal estão em disputa no Ceará?
O Ceará tem 22 vagas na Câmara dos Deputados. Os 15 candidatos do PT participam de uma disputa que reúne concorrentes de diferentes partidos e federações.
A eleição para deputado federal ocorre pelo sistema proporcional. Nesse modelo, a distribuição das cadeiras segue as regras eleitorais aplicáveis aos partidos e federações, considerando a votação obtida nas urnas.
Por isso, a eleição para a Câmara dos Deputados funciona de maneira diferente das disputas majoritárias, como as de presidente e governador.
Quando será a eleição para deputado federal?
O primeiro turno das Eleições 2026 acontece em 4 de outubro, com votação das 8h às 17h pelo horário de Brasília. No Ceará, deputado federal será o primeiro cargo escolhido pelo eleitor na urna.
Para esse cargo, é necessário digitar um número de quatro dígitos. Depois, a votação segue para deputado estadual, dois candidatos ao Senado, governador e presidente.
Caso seja necessário segundo turno para os cargos em que essa etapa é prevista, a nova votação está marcada para 25 de outubro.
Onde consultar os dados dos candidatos?
O eleitor pode consultar informações oficiais sobre as candidaturas no DivulgaCandContas, sistema da Justiça Eleitoral que reúne dados dos candidatos, partidos e contas eleitorais.
A plataforma permite pesquisar informações por cargo, estado e município. Entre os dados disponíveis estão nome, número, partido ou federação, situação do registro, declaração de bens e informações sobre arrecadação e gastos de campanha.
Como os registros eleitorais podem receber atualizações, a consulta ao sistema oficial é a referência para conferir a situação mais recente de uma candidatura antes da votação.




