PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba a previsão do tempo para o Ceará neste domingo dia da votação

Segundo a Funceme, Ceará terá calor e ventos de até 45 km/h

Compartilhe
Saiba a previsão do tempo para o Ceará neste domingo dia da votação


O primeiro turno das eleições 2026 deve ocorrer com tempo predominantemente estável no Ceará neste domingo (4). A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica céu variando entre parcialmente nublado e claro na maior parte do Estado, com possibilidade de chuva isolada e passageira principalmente durante a madrugada e o começo da manhã.

Leia também: Ciro Gomes pede cassação da chapa de Elmano e novas eleições no Ceará

A votação será realizada das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. No Ceará, 7.000.978 eleitores estão aptos a participar do primeiro turno. Neste domingo, os eleitores escolherão presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.

Para quem pretende sair cedo de casa para votar, a previsão aponta maior presença de nebulosidade nas primeiras horas do dia. Entre meia-noite e 6h, o céu deve variar de parcialmente nublado a nublado em todas as regiões cearenses.

PUBLICIDADE

Nesse intervalo, existe baixa possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza. Os ventos devem apresentar velocidade média entre 10 km/h e 25 km/h, com predominância da direção leste-nordeste e ocorrência de rajadas.

PUBLICIDADE

Chuva pode aparecer durante a madrugada e início da manhã

Entre 6h e meio-dia, período que concentra parte dos deslocamentos dos eleitores para os locais de votação, a nebulosidade ainda deve estar presente em diferentes áreas do Ceará.

A Funceme prevê baixa possibilidade de chuvas isoladas no Litoral de Fortaleza, no Maciço de Baturité e no norte da Jaguaribana. Caso ocorram, as precipitações devem ser pontuais e de curta duração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O meteorologista Leandro Valente explica que a tendência para o fim de semana é de estabilidade atmosférica na maior parte do território cearense. Segundo a avaliação apresentada pela Funceme, eventuais chuvas durante a madrugada e o começo da manhã de sábado e domingo tendem a ser fracas e passageiras.

As áreas litorâneas e o Maciço de Baturité aparecem entre as regiões com maior possibilidade de registrar essas precipitações.

Tarde de votação deve ter poucas nuvens e temperaturas elevadas

A condição do tempo deve mudar ao longo do domingo. Entre meio-dia e 18h, a previsão indica céu com poucas nuvens a parcialmente nublado em todas as macrorregiões do Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para o período da tarde, a previsão apresentada pela Funceme não aponta ocorrência de chuva. Isso significa que a maior parte do período de votação deve transcorrer com condições de tempo mais abertas.

O cenário também deve contribuir para a elevação das temperaturas. Para os próximos dias, a Funceme estima máximas entre 32°C e 37°C em grande parte do Ceará.

As temperaturas mais amenas devem ser registradas em áreas serranas. Já as menores temperaturas previstas ficam entre 18°C e 20°C em partes do noroeste e do centro-sul cearense.

PUBLICIDADE

Para os eleitores, a combinação de calor e tempo mais aberto durante a tarde é um dos principais aspectos da previsão para o domingo de votação.

Ventos podem chegar a 45 km/h no Ceará

Além da temperatura e da possibilidade de chuva nas primeiras horas do dia, os ventos também devem marcar as condições meteorológicas durante o primeiro turno.

Entre a madrugada e a manhã, a velocidade média prevista fica entre 10 km/h e 25 km/h. As rajadas podem alcançar 45 km/h.

PUBLICIDADE

Durante a tarde, a velocidade média dos ventos deve ficar próxima de 25 km/h, enquanto as rajadas podem novamente chegar a 45 km/h.

À noite, depois do encerramento da votação, a tendência é de redução da velocidade média. A previsão fica entre 10 km/h e 25 km/h, com rajadas de até 40 km/h.

A direção predominante dos ventos ao longo do domingo será de leste.

PUBLICIDADE
Leia também
Ciro Gomes pede cassação da chapa de Elmano e novas eleições no Ceará
POLÍTICA
Ciro Gomes pede cassação da chapa de Elmano e novas eleições no Ceará
14 de out. de 2026 - 12:07
IA da Meta bloqueia geração de artes com Lula e libera imagens de Flávio Bolsonaro
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
IA da Meta bloqueia geração de artes com Lula e libera imagens de Flávio Bolsonaro
14 de out. de 2026 - 11:16
Votos brancos, nulos e abstenções podem mudar o cenário do 2º turno se eleitores agirem diferente
POLÍTICA
Votos brancos, nulos e abstenções podem mudar o cenário do 2º turno se eleitores agirem diferente
14 de out. de 2026 - 11:13