Luizianne Lins (Rede) foi eleita senadora pelo Ceará nas Eleições 2026 e ocupará pela primeira vez uma cadeira no Senado Federal. Ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal, a parlamentar conquistou uma das duas vagas em disputa no Estado na votação deste domingo (4).
A vitória leva Luizianne ao Senado depois de três mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados. Antes de chegar ao Congresso Nacional, a jornalista e professora universitária foi vereadora, deputada estadual e comandou a Prefeitura de Fortaleza por dois mandatos.
Aos 57 anos, Luizianne disputou o Senado pela primeira vez em 2026. Ela concorreu pela Rede Sustentabilidade, partido ao qual se filiou neste ano após uma longa trajetória no PT.
Quem é Luizianne Lins?
Luizianne de Oliveira Lins nasceu em 18 de novembro de 1968. Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), também é professora universitária e possui mestrado em Comunicação Social. A trajetória política começou ainda no movimento estudantil. Na UFC, Luizianne presidiu o Centro Acadêmico de Comunicação Social entre 1989 e 1990 e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) entre 1991 e 1992. Também foi diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE).
A atuação partidária acompanhou os primeiros anos da carreira política. Luizianne ingressou no PT em 1989 e ocupou diferentes funções internas na legenda ao longo das décadas seguintes. Antes de chegar aos principais cargos eletivos, esteve à frente de espaços partidários ligados à juventude e às mulheres e presidiu os diretórios municipal e estadual da sigla.
De vereadora a deputada estadual
A primeira experiência de Luizianne em um cargo eletivo ocorreu na Câmara Municipal de Fortaleza. Eleita vereadora, iniciou o mandato em 1997 e permaneceu no Legislativo municipal até chegar à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Em 2002, foi eleita deputada estadual. A passagem pela Assembleia, no entanto, foi interrompida dois anos depois por uma disputa que mudaria a dimensão de sua carreira política. Luizianne decidiu concorrer à Prefeitura de Fortaleza em 2004 e venceu a eleição.
Luizianne foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos
Luizianne assumiu a Prefeitura de Fortaleza em janeiro de 2005. Quatro anos depois, foi reeleita e permaneceu à frente da administração municipal até o fim de 2012. Foram oito anos como prefeita da capital cearense, período que a colocou entre os principais nomes da política estadual.
Após deixar o Paço Municipal, Luizianne voltou a disputar um cargo eletivo em 2014, desta vez buscando uma vaga na Câmara dos Deputados. A ex-prefeita foi eleita deputada federal e iniciou o primeiro mandato em Brasília em fevereiro de 2015.
Luizianne cumpriu três mandatos como deputada federal
Depois da primeira eleição para a Câmara, Luizianne conseguiu permanecer no Congresso nas duas disputas seguintes. Foi reeleita deputada federal em 2018 e novamente em 2022. Na última eleição, recebeu 182.232 votos no Ceará e garantiu o terceiro mandato consecutivo.
Na Câmara, participou de comissões relacionadas, entre outras áreas, aos direitos humanos, direitos das mulheres, cultura e políticas públicas para a juventude. Também foi presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial e atuou na Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher.
A eleição de 2026 encerra, portanto, uma sequência de três mandatos consecutivos de Luizianne como deputada federal e marca sua mudança da Câmara para o Senado.
Luizianne deixou o PT antes das Eleições 2026
A disputa de 2026 também marcou uma mudança partidária importante na trajetória da ex-prefeita. Depois de décadas no Partido dos Trabalhadores, Luizianne deixou o PT e ingressou na Rede Sustentabilidade. A mudança ocorreu no mesmo ano em que decidiu concorrer ao Senado.
Mesmo em uma nova legenda, Luizianne permaneceu no campo político que apoiou a candidatura de Elmano de Freitas (PT) à reeleição para o Governo do Ceará. A candidatura ao Senado foi oficializada pela Rede com o número 180. Na composição registrada para a eleição, o jornalista Chagas Vieira (PDT) foi escolhido como primeiro suplente, enquanto Rodrigo Oliveira (MDB) ocupou a segunda suplência.
Quando Luizianne Lins toma posse como senadora?
O mandato dos senadores eleitos em 2026 começa em 1º de fevereiro de 2027, com a instalação da nova legislatura do Congresso Nacional. Luizianne terá mandato até 2035.




