O candidato à Presidência da República Romeu Zema (Novo) foi flagrado com um celular dentro da cabine de votação durante o primeiro turno das Eleições 2026, neste domingo (4), em Araxá, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Após votar, ele explicou que não foi alertado para deixar o aparelho antes de entrar na cabine e afirmou que não fotografou nem fez qualquer registro durante a votação.
Zema votou por volta das 9h na Escola Estadual Delfim Moreira, no Centro de Araxá. Imagens da votação registraram o candidato com o telefone nas mãos diante da urna eletrônica.
Zema explica por que entrou com celular na cabine
Questionado sobre o uso do aparelho, Zema disse que costuma permanecer com o celular durante todo o dia e afirmou que ninguém o orientou a deixá-lo fora da cabine.
“Eu ando com o celular o dia todo, né? Ele é quase que como se fosse um dedo, né? E ninguém me lembrou ali e eu fui votar, normalmente”, declarou.
Segundo o candidato, a presença do aparelho não interferiu na votação. Zema também negou ter fotografado ou realizado qualquer outro registro com o celular.
“Mas não afetou em nada o meu voto, a minha forma de votar. Não fotografei nada, não fiz nada com o celular ali. Fui só votar mesmo”, afirmou.
Candidato diz que levou “colinha” em papel
Durante a entrevista, Zema também foi questionado se utilizou o celular para consultar os números dos candidatos.
Ele respondeu que levou uma “colinha” impressa para a votação. “Não, tinha no papel. Levei no papel”, disse.
O candidato acrescentou que, caso tivesse sido alertado pelos mesários antes de entrar na cabine, teria entregue o aparelho.
“Então, se tivesse me alertado, entregava na hora”, afirmou.
Zema ainda comentou que, segundo ele, as imagens mostram que não houve uso do celular para registrar o voto.
“Da minha parte, né, foi até filmado, dá para ver lá que eu não fiz nada com celular”, declarou.
O que diz a regra sobre celular na cabine
A Justiça Eleitoral proíbe que o eleitor leve celular para dentro da cabine de votação, mesmo que o aparelho esteja desligado. A regra também vale para máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação e outros dispositivos que possam comprometer o sigilo do voto.
De acordo com a Resolução nº 23.751/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses aparelhos devem ser desligados e depositados, junto aos demais pertences, em local próprio, visível para a mesa receptora e para o eleitor, antes do acesso à cabine.
O objetivo da norma é preservar o sigilo da escolha feita na urna. A regra não impede o uso do celular no local de votação para procedimentos de identificação, como a apresentação de documentos digitais. Depois dessa etapa, porém, o aparelho deve ser deixado no local indicado pelos mesários.
No caso de Zema, as imagens registraram o candidato com o celular dentro da cabine, mas isso, por si só, não permite afirmar que ele tenha fotografado ou filmado o próprio voto. O candidato nega ter realizado qualquer registro.
Zema vota em Araxá
Romeu Zema disputa a Presidência da República pelo Novo nas Eleições 2026. Após votar em Araxá, o candidato afirmou que acompanharia a apuração em Belo Horizonte.
O primeiro turno ocorre neste domingo (4), das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Além da Presidência da República, os eleitores escolhem governadores, senadores e deputados federais e estaduais ou distritais.




