PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
ELEIÇÕES

“A política no Ceará é muito séria”, diz Tiririca ao comentar derrota para deputado

Humorista recebeu 5.536 votos na primeira disputa para deputado federal pelo Ceará e ficou como suplente do PSD

Compartilhe
“A política no Ceará é muito séria”, diz Tiririca ao comentar derrota para deputado
A derrota encerra uma sequência de quatro eleições consecutivas em que ele conseguiu conquistar uma cadeira na Câmara, mas por São Paulo. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O deputado federal e humorista Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca (PSD), comentou nesta quinta-feira (8) a derrota na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Ceará. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele afirmou que o resultado serviu de aprendizado e avaliou que adotou uma postura inadequada para a política estadual.

“Acho que a política no Ceará é muito séria. Eu acho que eu brinquei muito”, declarou Tiririca ao falar sobre o desempenho nas urnas.

Leia também: Adriana Esteves declara voto em Lula no segundo turno das Eleições 2026

Natural de Itapipoca, no Litoral Oeste do Ceará, o humorista recebeu 5.536 votos na eleição de 2026 e ficou como suplente do PSD. O partido conquistou três cadeiras para deputado federal no estado. A totalização eleitoral confirma Tiririca na condição de suplente.

PUBLICIDADE

Trata-se da primeira vez que Tiririca tenta mandato na Câmara e acaba derrotado, sendo também a primeira vez que tenta a vaga representando o estado onde nasceu. A mudança ocorreu após ele transferir o domicílio eleitoral para o Ceará, em novembro de 2025, e se filiar ao PSD.

PUBLICIDADE

Tiririca cita conselho da mãe ao explicar derrota

No vídeo, produzido em formato de entrevista, Tiririca é questionado sobre os motivos que podem ter contribuído para a votação. Uma pessoa que não aparece nas imagens conduz as perguntas e apresenta a primeira parte do pronunciamento.

Ao comentar a experiência de disputar uma eleição no próprio estado, o parlamentar recorreu a uma frase atribuída à mãe.

PUBLICIDADE

“[Minha mãe] diz que santo de casa não obra milagre. Santo de casa não faz milagre, né? Isso eu aprendi nessas eleições”, afirmou.

PUBLICIDADE

A fala se dá no contexto de que Tiririca é um político que, apesar de ter nascido no Ceará, construiu a carreira política em outro estado. Antes de disputar a eleição de 2026, ele havia mantido o domicílio eleitoral em São Paulo durante toda a trajetória na Câmara.

Gesto com as mãos virou “tique” durante campanha

Outro momento do vídeo aborda um movimento repetido por Tiririca durante a gravação e que também apareceu em situações de campanha. O parlamentar foi questionado se estava nervoso ao falar diante das câmeras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao responder, explicou que o movimento havia se tornado um hábito durante o período eleitoral. O gesto feito com as mãos remetia a dinheiro. “Adquiri esse tique na campanha, fazendo as ruas, junto com o pessoal, inclusive fui bem recebido e bem tratado”, explicou.

Mesmo ao abordar o resultado eleitoral, Tiririca manteve o movimento durante parte da fala.

A derrota encerra uma sequência de quatro eleições consecutivas em que ele conseguiu conquistar uma cadeira na Câmara. A primeira vitória ocorreu em 2010, quando concorreu por São Paulo e recebeu mais de 1,3 milhão de votos, tornando-se o deputado federal mais votado do país naquele pleito.

PUBLICIDADE

Trajetória começou com o humor e o circo

Antes de entrar na política, Tiririca ganhou projeção nacional como humorista. A carreira artística começou no circo e ganhou grande alcance nos anos 1990, especialmente após o sucesso da música “Florentina” e de participações em programas de televisão.

Na campanha de 2010, o então candidato utilizou o humor como principal marca da propaganda eleitoral. Entre as frases usadas estavam “Vote no abestado” e “Pior que tá não fica”.

Em uma das peças, ele também questionava o conhecimento sobre as funções de um deputado federal e prometia explicar caso fosse eleito.

PUBLICIDADE

O resultado foi uma votação superior a 1,3 milhão de votos pelo extinto Partido da República (PR). O desempenho ajudou ainda a eleger outros candidatos da coligação.

Tiririca permaneceu representando São Paulo nas eleições seguintes. Em 2014, recebeu cerca de 1 milhão de votos. Quatro anos depois, a votação caiu para 453,8 mil.

Em 2022, foram 71,7 mil votos, mas o resultado ainda foi suficiente para garantir mais um mandato. Naquele pleito, ele ficou na última posição entre os candidatos eleitos para a Câmara.

PUBLICIDADE

Eleitorado caiu ao longo das eleições

A votação de 2026 foi a menor da trajetória eleitoral de Tiririca para deputado federal. Os 5.536 votos obtidos no Ceará ficaram muito abaixo dos números registrados nas quatro eleições anteriores.

A mudança para o Ceará também encerrou um ciclo de 16 anos consecutivos na Câmara dos Deputados. Apesar da derrota nas urnas, Tiririca permanece no cargo durante o restante da atual legislatura, que termina em 31 de janeiro de 2027.

Na primeira eleição, em 2010, ele ainda precisou comprovar à Justiça Eleitoral que sabia ler e escrever. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu em 2013 que Tiririca era alfabetizado.

PUBLICIDADE

Após a derrota de 2026, o humorista já havia voltado a aparecer nas redes sociais. Em uma das publicações, compartilhou um vídeo de humor ao lado da esposa, Nana Magalhães, sem fazer comentário direto sobre o resultado eleitoral.


Leia também
Adriana Esteves declara voto em Lula no segundo turno das Eleições 2026
ATRIZ
Adriana Esteves declara voto em Lula no segundo turno das Eleições 2026
08 de out. de 2026 - 15:30
Flávio Bolsonaro avalia cortar até R$ 250 bilhões em gastos públicos com saúde, educação e aposentados
ECONOMIA
Flávio Bolsonaro avalia cortar até R$ 250 bilhões em gastos públicos com saúde, educação e aposentados
08 de out. de 2026 - 15:01
Ex-ministro do STF Celso de Mello rebate Flávio Bolsonaro: “Reformar a Constituição não autoriza o vencedor das eleições a destruí-la”
POLÍTICA
Ex-ministro do STF Celso de Mello rebate Flávio Bolsonaro: “Reformar a Constituição não autoriza o vencedor das eleições a destruí-la”
08 de out. de 2026 - 11:11