Os cemitérios públicos de Fortaleza terão horários de funcionamento e programações religiosas especiais para o Dia de Finados, em 2 de novembro. A Prefeitura intensificou os serviços de limpeza e manutenção dos cinco equipamentos municipais para receber os visitantes.
As ações incluem capina, varrição, manutenção de jazigos, reparos nas instalações hidráulicas e elétricas, melhorias na iluminação e poda de árvores. Os trabalhos também contemplam áreas no entorno dos cemitérios.
Veja os horários dos cemitérios de Fortaleza
Confira os horários de funcionamento divulgados pela Prefeitura para o Dia de Finados:
- Cemitério Parque Bom Jardim: das 7h às 17h;
- Cemitério São José, na Parangaba: das 7h às 16h;
- Cemitério Santo Antônio, no Antônio Bezerra: das 7h às 17h;
- Cemitério São Vicente de Paula, no Mucuripe: das 7h às 17h;
- Cemitério de Messejana: das 6h às 18h.
O Cemitério Parque Bom Jardim é o único dos cinco equipamentos municipais destinado ao atendimento do público em geral. Nos cemitérios São José, Santo Antônio, São Vicente de Paula e Messejana, o uso dos jazigos está vinculado às famílias que possuem concessão e apresentam a documentação exigida.
Confira a programação religiosa
Alguns cemitérios terão missas, momentos de oração e outras atividades religiosas. Veja a programação divulgada pela Prefeitura:
Cemitério Parque Bom Jardim
- 8h: louvores da Igreja Universal;
- 10h: atividade da Igreja Evangélica;
- 12h, 14h e 16h: missas católicas;
- Das 8h às 11h: atividades na Tenda do Cruzeiro, destinada a manifestações religiosas de matrizes africanas.
- Ao longo do dia: atendimento do grupo de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Cemitério São José, na Parangaba
- 7h e 12h: missas católicas;
- 8h, 10h, 13h e 15h: momentos de oração.
Cemitério de Messejana
- Missas às 7h, 9h e 16h.
Nos cemitérios São Vicente de Paula, no Mucuripe, e Santo Antônio, no Antônio Bezerra, a Prefeitura não informou programações religiosas específicas.
Prefeitura reforça limpeza e manutenção
Os serviços nos cinco cemitérios são coordenados pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), com apoio das Secretarias Regionais.
No Cemitério Parque Bom Jardim, também foram realizadas obras de reforma e a construção de mais de 3 mil ossuários. A Prefeitura ainda apoiou serviços de zeladoria no entorno do Cemitério São João Batista, no Centro, que é administrado pela Arquidiocese de Fortaleza e não integra a lista dos cinco cemitérios municipais.




