A Capital do Ceará superou Salvador no levantamento apresentado pelo IBGE
Fortaleza é a maior economia do Nordeste
A economia de Fortaleza continua crescendo. Segundo um levantamento divulgado nesta quarta-feira (16), a Capital possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste. Agora, a Cidade está entre as 10 cidades com o maior PIB do Brasil, ocupando o 9º lugar e superando Salvador. É a primeira vez, desde 2002, que a economia de Fortaleza consegue superar a Capital da Bahia.
O prefeito Roberto Cláudio avalia que este resultado é fruto do trabalho dos fortalezenses, além do empreendedorismo e dos incentivos públicos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.
Leia também | Comércio eletrônico impulsiona expectativa de alta nas vendas de Natal
“As ações de desburocratização, o conjunto de iniciativas do Fortaleza Competitiva e, principalmente, o volume de investimentos públicos da Prefeitura e do Governo ao longo desses anos foram fundamentais para esse indicador histórico. Fortaleza é uma cidade que tem crescido demográfica e economicamente e tem se tornado cada vez mais relevante para a economia regional, nacional e mesmo para o cenário sócio-econômico da América do Sul”, destacou Roberto Cláudio.
Segundo o material divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fortaleza é responsável por 1% do PIB nacional. Em números concretos, esse valor é de R$67,02 bilhões.
Leia também | Senado aprova salário mínimo de R$ 1.088
As 10 melhores economias do País
No ranking dos maiores PIBs do Brasil, o primeiro lugar fica com São Paulo, responsável por 10,2% da riqueza do País. Logo depois vem o Rio de Janeiro, com 5,2% de participação e Brasília, com 3,6%. Belo Horizonte e Curitiba aparecem cada um com 1,3% e 1,2%, respectivamente. Manaus, Porto Alegre e Osasco contribuem com 1,1% do PIB brasileiro. Fortaleza e Salvador são as únicas cidades do Nordeste que aparecem neste ranking. A capital baiana, ocupando a décima posição, marca 0,9% do PIB brasileiro.
Leia também | Ceará tem crescimento de 18% no número de novas empresas
As 10 maiores concentrações urbanas do Brasil são responsáveis por cerca de 42,5% da riqueza do País. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Salvador, Recife e Fortaleza.
A pesquisa foi feita em parceria dos Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus. A população estimada de cada município com base nos dados do Tribunal de Contas da União (TCU) de 1º de julho de 2018.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.