PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Arco-íris em Marte? robô captura imagem e esclarece mistério

Fenômeno considerado impossível em Marte foi identificado pela sonda

Compartilhe
Arco-íris em Marte? robô captura imagem e esclarece mistério
Foto: GCMais

Um fenômeno inusitado foi capturado pelo sonda robô Perseverance, da agência aeroespacial norte-americana Nasa, que explora desde fevereiro o solo marciano. Uma foto tirada pela Perseverance mostra um arco-íris no céu de Marte - algo considerado impossível, já que o fenômeno ocorre por causa da refração da luz solar nas partículas de água suspensas na atmosfera. Como o planeta vermelho possui uma atmosfera fina e gelada, não há possibilidade de haver água em estado líquido circulando livremente pelo ar.

Após ganhar repercussão em redes sociais, a foto publicada pela Nasa teve que ser elucidada. O perfil da sonda exploradora no Twitter frustrou teorias conspiratórias que tentavam explicar o fenômeno de forma não científica.

Leia também: Supermercados do Ceará avaliam contratações e automação para se adaptar ao fim da escala 6x1
PUBLICIDADE

https://twitter.com/NASAPersevere/status/1379536046338154498?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1379536046338154498%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fgeral%2Fnoticia%2F2021-04%2Farco-iris-em-marte-perseverance-captura-imagem-e-esclarece-misterio

Segundo pesquisadores da Nasa, o fenômeno registrado não era exatamente um arco-íris, e sim um reflexo de lente muito comum, o lens flare. Esse fenômeno ocorre quando a luz bate diretamente sobre uma lente de câmera em um ângulo oblíquo e se espalha pela superfície de vidro, o que causa o registro de uma luz brilhante, geralmente em forma de gota ou círculos.

PUBLICIDADE

A imagem foi capturada pela câmera traseira da sonda instalada em Marte, que serve para identificar possíveis perigos na rota de movimentação do veículo. Essa câmera, chamada HazCam, faz parte do sistema autônomo de movimentação da Perseverance.

PUBLICIDADE
Leia também
Supermercados do Ceará avaliam contratações e automação para se adaptar ao fim da escala 6x1
JORNADA
Supermercados do Ceará avaliam contratações e automação para se adaptar ao fim da escala 6x1
22 de out. de 2026 - 23:19
Nikolas Ferreira vem a Fortaleza para o “Bloquinho do 22” nesta sexta-feira (23)
NA PRAÇA PORTUGAL
Nikolas Ferreira vem a Fortaleza para o “Bloquinho do 22” nesta sexta-feira (23)
22 de out. de 2026 - 22:41
Terminais de ônibus de Fortaleza terão concessão de R$ 597 milhões por 30 anos; veja o que deve mudar
MELHORIAS
Terminais de ônibus de Fortaleza terão concessão de R$ 597 milhões por 30 anos; veja o que deve mudar
22 de out. de 2026 - 22:07