IBGE

Apenas 22% dos cearenses usam preservativo em todas as relações sexuais, aponta IBGE

Camisinha ainda é a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis

Compartilhe:
10 de maio de 2021
Portal GCMAIS

O Ceará tem o menor índice de pessoas que buscam camisinhas nas unidades públicas de saúde e o 4º menor do Brasil. Apenas 8% da população que mantém relações sexuais procuram os preservativos gratuitos.

Apenas 22% dos cearenses usam preservativo em todas as relações sexuais, aponta IBGE
Foto: Divulgação

De acordo coma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente 22% dos cearenses usam o preservativo em todas as relações. A ausência do item é mais admitida entre homens (24,6%) do que entre mulheres (18,7%).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Já entre o público entre 18 a 29 anos, 36% relataram usar em todas as relações sexuais nos 12 meses anteriores à entrevista. Entre aqueles com 30 a 39 anos, 19,2% declaram essa situação; entre os cearenses de 40 a 59 anos, 17%; e apenas 9,3% daqueles com 60 anos ou mais.

O médico infectologista Alfredo Salim reforça que a camisinha ainda é a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis. Ouça:

 

Entre as principais razões para não usar preservativo, os brasileiros apontam confiança no parceiro (73,4%) e uso de outro método para evitar gravidez (12,3%). Aparecem ainda o fato de não gostar de camisinha, querer ter filhos e recusa do parceiro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

No país, 1 milhão de pessoas de 18 anos ou mais relataram ter recebido diagnóstico médico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em 2019.

Ouça

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.