ACESSO BLOQUEADO

Instagram encerra atividades na Rússia

Medida afetará cerca de 80 milhões de usuários do país. Facebook já havia sido banido

Compartilhe:
14 de março de 2022
Valesca Vidal

A Rússia confirmou o bloqueio do aplicativo Instagram no país depois que usuários receberam notificação de que o serviço seria interrompido a partir do último domingo (13). A medida seria uma resposta à empresa Meta, dona do aplicativo, que anunciou na última sexta-feira uma mudança das regras para permitir postagens da Ucrânia que pedissem “morte aos invasores russos”.

Instagram encerra atividades na Rússia
Foto: Divulgação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a agência estatal russa Roskomnadzor, que regula as comunicações no país, uma mensagem foi enviada por e-mail aos usuários da rede social afirmando que eles deveriam salvar suas fotos e vídeos do Instagram antes que o aplicativo fosse fechado. A mensagem aos usuários encorajava ainda a migrar para as plataformas de internet competitivas da Rússia.

A alteração na política de moderação era temporária é válida para usuários apenas dentro da Ucrânia. A empresa teria passado a liberar mensagens defendendo a morte do presidente russo Vladimir Putin e do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.

A Meta, que também é dona do Facebook, disse que seria errado impedir que os ucranianos “expressassem sua resistência e fúria contra as forças militares invasoras”. A decisão foi recebida com indignação na Rússia.

Leia mais| Guerra faz com que Visa e Mastercard suspendam operações na Rússia

Autoridades abriram então uma investigação criminal contra a Meta e os promotores pediram a um tribunal na sexta-feira que designasse a gigante de tecnologia norte-americana como uma “organização extremista”. O país já baniu o Facebook em resposta ao que seriam restrições de acesso à mídia russa na plataforma.

A plataforma não divulga dados de usuários por país, mas, na última sexta-feira (11), o diretor da plataforma Adam Mosseri postou que a rede social tem 80 milhões de usuários em território russo. Os russos usam muito mais o Instagram do que o Facebook, a rede social com mais usuários no mundo, segundo dados publicados pela agência France Presse. Já o Facebook tinha 7,5 milhões de usuários russos em 2021, o equivalente a 7,3% dos internautas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.