POLÍTICA NACIONAL

Comitê da ONU conclui que Moro foi parcial no julgamento do ex-presidente Lula

A decisão, que deve a ser publicada amanhã, é o primeiro golpe internacional contra o ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro

Compartilhe:
27 de abril de 2022
A10

O Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) concluiu que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial em seu julgamento dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato.

Comitê da ONU conclui que Moro foi parcial no julgamento do ex-presidente Lula
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A decisão, que deve a ser publicada amanhã, é o primeiro golpe internacional contra o ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro. O órgão também concluiu que os direitos políticos de Lula foram violados em 2018, quando ele foi impedido de disputar as eleições.

O comitê entendeu que o ex-presidente teve seus direitos violados ao ser detido pela Polícia Federal em 2016, em uma sala do aeroporto de Congonhas, de maneira considerada como arbitrária. E também pela parcialidade do processo e julgamento, pela difusão de mensagens de caráter privado de seus familiares e diante da impossibilidade de uma candidatura em 2018.

Leia também | Vestibular Uece 2022.2: locais de prova serão divulgados nesta quinta-feira (28)

O Supremo Tribunal Federal (STF) já havia declarado a parcialidade de Moro e anulado as condenações do ex-presidente no âmbito da operação, permitindo que Lula esteja livre para se candidatar à Presidência em 2022. Mas, ainda assim, o processo continuou nas instâncias internacionais. Foram duas as decisões do STF. A corte considerou Moro parcial e anulou as condenações de Lula por decidir que os casos não deveriam ter ficado com a Justiça do Paraná.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.