Anielle Franco vai assumir o Ministério da Igualdade Racial, conforme o anúncio oficializado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (22). Jornalista, educadora, escritora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros, Anielle é irmã de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março de 2018.
Anielle nasceu na Maré, conjunto de comunidades na Zona Norte do Rio de Janeiro. É bacharel em Jornalismo e em Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte, bacharel-licenciada em Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestra em Jornalismo e em Inglês pela Universidade da Flórida A&M e doutoranda em linguística aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Aos 38 anos, ela é diretora do instituto que leva o nome da ex-vereadora do Rio de Janeiro. Foi uma dos quatro brasileiros selecionados para nova edição do programa de fortalecimento de lideranças globais, o Ford Global Fellow, da Fundação Ford, para uma bolsa que visou conectar e apoiar a próxima geração de líderes mundiais.
Lula anunciou os nomes dos novos ministros do futuro governo em pronunciamento que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
Confira nomes dos ministros
Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Márcio Macedo (Secretaria-Geral); Jorge Messias (Advocacia-Geral da União); Nísia Trindade (Saúde); Camilo Santana (Educação); Esther Dweck (Gestão); Márcio França (Portos e Aeroportos); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); Cida Gonçalves (Mulheres); Wellington Dias (Desenvolvimento Social); Margareth Menezes (Cultura) – já havia sido anunciada; Luiz Marinho (Trabalho); Anielle Franco (Igualdade Racial); Silvio Almeida (Direitos Humanos); Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio); Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União)




