PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

'Tem de respeitar o resultado da urna', afirma general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva

Foi a primeira manifestação pública de um comandante militar desde os ataques à sede dos Poderes, em Brasília, no dia 8

Compartilhe
'Tem de respeitar o resultado da urna', afirma general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva
Foto: GCMais

O novo comandante do Exército brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, afirmou que o resultado das urnas deve ser respeitado. A declaração ocorreu durante discurso no quartel-general do Comando Militar do Sudeste (CMSE), na quarta-feira (18), antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitir Júlio César de Arruda.

"Vamos continuar garantindo a nossa democracia, porque a democracia pressupõe liberdade e garantias individuais e públicas. E é o regime do povo, de alternância de poder. É o voto. E, quando a gente vota, tem de respeitar o resultado da urna", disse Ribeiro Paiva na ocasião.

Na fala, ele lembrava os militares mortos na missão de paz das Nações Unidas no Haiti. No meio do discurso, Tomás então passou a abordar o "terremoto político" que atingiu recentemente o país e tratou do resultado das urnas.

Leia também: Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
PUBLICIDADE

Lula demite comandante do Exército, general Júlio César de Arruda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. No lugar dele, o presidente vai nomear o então comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

A demissão ocorreu após indisposição do governo com o Exército em razão da invasão das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. Parte dos extremistas que atacaram os prédios públicos na Praça dos Três Poderes estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

Júlio Arruda foi nomeado para o comando do Exército em 30 de dezembro do ano passado, em um acordo entre o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e a gestão Lula, que se preparava para assumir o poder.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tomás Miguel é o autor da primeira manifestação pública de um comandante militar desde os ataques na capital federal. Em um discurso voltado para a tropa, ele afirmou que o resultado das urnas deve ser respeitado.

“Vamos continuar garantindo a nossa democracia, porque a democracia pressupõe liberdade e garantias individuais e públicas. E é o regime do povo, de alternância de poder. É o voto. E, quando a gente vota, tem de respeitar o resultado da urna”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

 

Leia também
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
SEGUNDO TURNO
Domingo de eleições é feriado? Veja o que diz a lei sobre o segundo turno
22 de out. de 2026 - 18:24
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família surpreende com duas mudanças positivas que chegam ao bolso dos brasileiros
22 de out. de 2026 - 18:20
Jornada de trabalho 5x2 vai entrar em vigor no Brasil; veja quando começa e o que muda para os trabalhadores
Brasil
Jornada de trabalho 5x2 vai entrar em vigor no Brasil; veja quando começa e o que muda para os trabalhadores
21 de out. de 2026 - 18:26