EDUCAÇÃO

Ceará é destaque em inclusão e equidade na educação, aponta Censo Escolar

Resultados são evidenciados pelo percentual de estudantes da educação especial incluídos no estado, sendo 99,7% na Educação Infantil e 99,4% nos Ensinos Fundamental e Médio

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12 de fevereiro de 2023
Portal GCMAIS

Dados do Censo Escolar 2022, divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação, apontam que o Ceará é destaque em inclusão e equidade. Os resultados são evidenciados pelo percentual de estudantes da educação especial incluídos no estado, sendo 99,7% na Educação Infantil e 99,4% nos Ensinos Fundamental e Médio.

Ceará é destaque em inclusão e equidade na educação, aponta Censo Escolar
Foto: Tatiana Fortes/Ascom Seduc

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Ainda conforme o Censo, as taxas de distorção idade-série caíram de 22,3% para 17,9% no Ensino Médio e de 20,3% para 16,5% no Ensino Fundamental, entre os anos de 2021 e 2022. Na prática, isto significa que mais crianças e jovens estão cursando as séries consideradas adequadas à sua faixa etária.

“O direito de aprender é de todos. A educação de excelência não pode chegar apenas a uma parte, excluindo os demais do processo. Por isso, prezamos tanto pela equidade e pela inclusão no ensino. Precisamos considerar as desigualdades que existem para atender de forma satisfatória às necessidades de aprendizagem de cada estudante da nossa rede, de forma que todos tenham direito a sonhar e a construir um futuro digno, com base em um projeto de vida”, explica a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Censo Escolar

O Ceará é a 5ª maior rede pública estadual do Brasil em relação ao atendimento no Ensino Médio. Conforme o Censo, 89,5% dos jovens matriculados neste nível de ensino frequentam escolas estaduais, enquanto a rede particular concentra 8,75% da matrícula, e as escolas federais, 1,72%.

A oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental é de responsabilidade das redes municipais, cabendo ao estado apoiar os municípios na elaboração de políticas públicas de alfabetização, formação de professores, apoio financeiro e fornecimento de material pedagógico. O percentual da matrícula registrado pelas unidades de ensino municipais foi de 78,2% na Educação Infantil; 78,1% no Ensino Fundamental – anos iniciais; e 82,4% no Ensino Fundamental – anos finais.

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