A inclusão nessa lista coloca os selecionados entre os 2% mais influentes em suas áreas de atuação
Professora da Uece aparece em lista de pesquisadores mais influentes do mundo
O nome da professora Selene Maia Morais, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), está na lista de pesquisadores mais influentes do mundo em 2022, um prestigioso ranking elaborado anualmente pela Universidade de Stanford (EUA) e divulgado pela revista Plos Biology, que faz parte do grupo Elsevier. A inclusão nessa lista coloca os selecionados entre os 2% mais influentes em suas áreas de atuação, e no caso de 2022, 979 brasileiros foram destacados.
Selene Maia Morais, que ocupa a posição de professora titular na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e também é bolsista de produtividade do CNPq, possui um notável histórico acadêmico. Ela já teve a responsabilidade de coordenar tanto o Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais quanto o Doutorado em Biotecnologia da Uece. Além disso, é a coordenadora do Laboratório de Análises Cromatográficas e Espectroscópicas (LACES), onde se dedica a pesquisas no campo da Química de Produtos Naturais.
O trabalho da professora se concentra na obtenção e caracterização estrutural de produtos orgânicos, incluindo compostos fixos e voláteis. Ela também se envolve em atividades de síntese de derivados e avaliação de várias propriedades biológicas dessas substâncias, abrangendo áreas como antioxidantes, agentes anticolinesterásicos, larvicidas contra Aedes spp, assim como estudos de leishmanicidas, agentes antivirais contra os vírus Dengue e Zika, propriedades antimicrobianas, entre outras.
A lista dos pesquisadores mais influentes utiliza como critério principal o número de vezes que os trabalhos desses cientistas são citados em publicações indexadas na base de dados da editora Scopus, que é uma das maiores do mundo no campo de publicações científicas. Para elaborar esse ranking, os dados são padronizados em 22 campos de atuação e 176 subáreas de estudo. O processo de classificação leva em conta o impacto das publicações, medido pelo número de vezes que esses trabalhos foram citados, bem como outras variáveis, incluindo a posição do pesquisador na lista de autores (se é o autor principal, autor correspondente, líder do artigo, etc.).
Leia também | Enem 2023: Metrô e VLT do Ceará funcionam gratuitamente neste domingo (5)
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.