As manchas percebidas no mar da Praia dos Crush, na Praia de Iracema, seriam responsabilidade da Cagece, conforme o prefeito José Sarto.
Sarto fala de “irregularidades da Cagece” após manchas no mar da Praia de Iracema
O prefeito José Sarto falou nas redes sociais, nesta sexta-feira (3), sobre “irregularidades feitas pela Cagece” no que diz respeito à rede de esgoto em Fortaleza – o pronunciamento foi feito após o surgimento de manchas no mar da Praia de Iracema.
“A gente tá enfrentando problemas históricos de Fortaleza com atitude e muito trabalho. A nossa equipe da Prefeitura de Fortaleza identificou ligações clandestinas e vazamentos de esgotos despejados irregularmente na rede de drenagem da orla da cidade. Os responsáveis serão notificados, com todo o rigor”, disse o prefeito.
“Compartilho imagens feitas pelo nosso sistema de inspeção por vídeo das irregularidades em ligações de residenciais e na rede de esgoto da Cagece. É isso mesmo que você está vendo: irregularidades feitas pela Cagece! Além desses flagrantes, nosso sistema identificou mais de 580 toneladas de resíduos que foram retirados das nossas galerias”, continua Sarto.
Segundo ele, foi determinada a realização de mais uma operação de limpeza de galerias pluviais e bocas de lobo, além da instalação de telas em todas as saídas de drenagem, para bloquear a sujeira.
As manchas, atribuídas por Sarto à atuação da Cagece, surgiram no trecho da Praia de Iracema popularmente conhecido como Praia dos Crush. A área passa por obras da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), pasta da Prefeitura.
As denúncias sobre as manchas são feitas por moradores da cidade desde a última quarta-feira (1º), apontando o vazamento de sujeira por meio de um cano, desaguando no mar. Após ter sido procurada, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) atribuiu a responsabilidade sobre o sistema de esgotamento sanitário da capital à Cagece.
Cagece responde acusação de Sarto sobre manchas no mar
Em nota, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) disse que as informações publicadas pelo prefeito são falsas. “A Cagece esclarece que não há nenhuma irregularidade nos sistemas de esgotamento sanitário da região da Beira-Mar da capital, que estão funcionando normalmente”, pontua a estatal.
“A companhia informa ainda que as imagens mostradas no vídeo, publicado no Instagram, não retratam nenhum sistema da Cagece, mas sim uma galeria de drenagem de águas pluviais, contendo interligação clandestina da própria população de Fortaleza. Cabe destacar que esses sistemas são operados pela gestão municipal e que a fiscalização dos mesmos é de responsabilidade da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e dos outros órgãos ambientais. Caso haja interesse da Prefeitura de Fortaleza, a Cagece poderá firmar parceria com o órgão para realizar fiscalização, operação e manutenção das galerias pluviais”, diz ainda.
Na mesma nota, a Cagece alerta para a importância da interligação correta dos imóveis às redes de esgotamento sanitário, “como forma de garantir o transporte adequado do esgoto doméstico, sem causar prejuízos ao meio ambiente e a própria população”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Vídeo: Motociclista colide em carro na Sargento Hermínio e vai parar em cima do veículo
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.