ROTA SÃO PAULO-FORTALEZA

Dez quilos de cocaína são apreendidos em ônibus no interior do Ceará

Homem de 28 anos foi detido no momento da abordagem.

Compartilhe:
22 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

A Polícia Rodoviária Federal efetuou a apreensão de dez quilos de cocaína em um ônibus durante uma operação de rotina na BR 116, no Km 159, no sentido interior-capital, no município de Russas, interior do Ceará. O coletivo abordado, na tarde da última terça-feira (21), realizava a linha de São Paulo a Fortaleza, transportando cerca de 33 passageiros.

Dez quilos de cocaína são apreendidos em ônibus no interior do Ceará
Foto: Ascom/ PRF

Durante a inspeção, os agentes encontraram uma mochila que continha dez tabletes de uma substância semelhante à cocaína, totalizando 10 kg do entorpecente. Um homem de 28 anos foi detido no momento da abordagem.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Russas, para as providências legais.

55 quilos de cocaína em navio no Ceará

No dia 29 de outubro, a Polícia Federal apreendeu um total de 55 kg de cocaína que estava ocultada em compartimento de um navio cargueiro atracado em Pecém, São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. A apreensão dos entorpecentes ocorreu em atuação conjunta com a Diretoria de Segurança do Complexo do Pecém e Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Não houve prisão.

A droga estava armazenada em tabletes que se encontravam em duas bolsas. O material suspeito foi identificado pela tripulação do navio na caixa de mar da embarcação, através de fiscalização de rotina.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O navio veio do Rio de Janeiro, passando por São Paulo, atracou em Fortaleza e seguirá para Las Palmas, na Espanha.

A droga foi encaminhada para a Superintendência Regional da Polícia Federal. A Polícia Federal investiga as circunstâncias do crime em Inquérito Policial. Os envolvidos podem responder por tráfico internacional de drogas, crime com penas de até 25 anos de reclusão.

Leia também |Porto do Pecém embarca mais de 72 mil toneladas de placas de aço em um único navio

Mais de 2,5 toneladas de drogas foram apreendidas no Ceará

Nos seis primeiros meses deste ano, foram retiradas mais de 2,5 toneladas de substâncias ilícitas de circulação, no Ceará.

De janeiro a junho de 2023, o Ceará apresentou uma retração de 7% e Fortaleza uma diminuição de 28,4% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em todo território cearense.

Ao todo, 2.532,05 quilos de maconha, cocaína e crack foram retirados de circulação, durante ações das polícias cearenses no Estado, realizadas nos primeiros seis meses deste ano. O balanço positivo representa um aumento de 42,68% no total de apreensões, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 1.774,60 kg de drogas foram apreendidos. Conforme o gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, esse resultado é fruto da intensificação dos trabalhos das polícias do Ceará com base em ações de inteligência e investigação, além dos trabalhos ostensivos, integrados às estratégias de combate à criminalidade em todo o Ceará.

Os dados foram consolidados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A Região Metropolitana se destacou com o número de apreensões, tendo um aumento de 102,69%. De janeiro a junho deste ano, 378,20 quilos de entorpecentes foram apreendidos. No mesmo período do ano passado, o número foi de 186,59 quilos.

A Capital também teve crescimento, chegando a 87,80%, com 813,87 quilos de drogas apreendidas nos primeiros seis meses, e 433,36 no mesmo período do ano passado. Já a Região Sul, saiu de 697,43 kg recolhidos nos seis primeiros meses de 2022, para um aumento de 18,42%, com 825,87 quilos de ilícitos apreendidos no primeiro semestre deste ano. Na Região Norte do Estado, também houve aumento de 12,44%. O número passou de 457,22 quilos de drogas apreendidas para 514,12 quilos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.