PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ator Pedro Neschling quebra o silêncio sobre sua surdez

“Surdez é uma deficiência invisível”, afirmou o galã

Compartilhe
Ator Pedro Neschling quebra o silêncio sobre sua surdez
Foto: GCMais

O ator Pedro Neschling, de 41 anos, quebrou o silêncio sobre sua surdez. “A surdez é uma deficiência invisível porque, se eu não contar, não ficam sabendo. Boa parte da minha vida fui e sou deficiente. Provavelmente, as pessoas não sabem, mas a minha perda vem desde antes que eu possa me recordar. Tive um diagnóstico de surdez aos 18 anos. Não tenho um diagnóstico sobre a causa. Provavelmente, alguma coisa hereditária, não há essa explicação”, afirmou.

“Comecei a fazer TV em 2002, trabalhei direto até 2014 como ator e, em nenhum desses trabalhos, utilizei o aparelho que hoje me ajuda. É difícil explicar para quem escuta o quanto ele é fundamental para a minha qualidade de vida. Hoje, penso: 'Meu Deus! Sou deficiente auditivo mesmo. Como tive uma carreira tanto tempo?' Têm sons que não escuto. É uma perda moderada para severa”, contou.
Leia também: Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (23/10)

Pedro Neschling detalha surdez

Para driblar a situação, Pedro Neschling busca entender a complexidade. “Olham e pensam: 'Ator, bonito, bem-sucedido, casado, tem uma filha. Como pode ser deficiente?'. É a imagem depreciativa da deficiência, o capacitismo, a coisa do 'parece que está surdo'. Tem gente que está surda mesmo. E, mesmo que não esteja, não tem graça, sabe? Às vezes, vou pedir algo e tenho que pedir para repetirem uma, duas vezes para conseguir ouvir a resposta. Na terceira, digo: 'Desculpe, é que sou surdo'. Levam um susto. Mas sinto uma mudança depois da pandemia”, disparou.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Tudo mudou, no entanto, quando ele passou a usar o aparelho auditivo. “No momento em que passei a ter esse recurso, entendi a dimensão do meu problema. E, aí, mudou a minha forma de lidar com isso em relação ao mundo. Compreendi como era importante falar sobre para entenderem que não é o fim do mundo”, concluiu.

As declarações foram dadas em entrevista ao jornal O Globo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (23/10)
Previsão do Tempo
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (23/10)
23 de out. de 2026 - 04:00
Supermercados do Ceará avaliam contratações e automação para se adaptar ao fim da escala 6x1
JORNADA
Supermercados do Ceará avaliam contratações e automação para se adaptar ao fim da escala 6x1
22 de out. de 2026 - 23:19
Nikolas Ferreira vem a Fortaleza para o “Bloquinho do 22” nesta sexta-feira (23)
NA PRAÇA PORTUGAL
Nikolas Ferreira vem a Fortaleza para o “Bloquinho do 22” nesta sexta-feira (23)
22 de out. de 2026 - 22:41