PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ministério Público mantém parecer favorável a júri popular para engenheiros do Edifício Andrea

Acusação se manifestou no processo que está em tramitação na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)

Compartilhe
Ministério Público mantém parecer favorável a júri popular para engenheiros do Edifício Andrea
Foto: GCMais

O Ministério Público do Ceará (MPCE) emitiu parecer favorável à manutenção da decisão do Juízo de 1º Grau, que determinou que dois engenheiros civis acusados pelas mortes decorrentes do desabamento do Edifício Andrea sejam levados a júri popular.

A acusação se manifestou no processo que está em tramitação na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no último dia 24 de maio, solicitando a confirmação integral da decisão de pronúncia contra José Andreson Gonzaga dos Santos e Carlos Alberto Loss de Oliveira.

Leia também: Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários

O caso chegou à Segunda Instância após a defesa dos réus recorrer da pronúncia. Os advogados alegam irregularidades na cadeia de custódia da prova pericial, incluindo a não observância das etapas necessárias e a ausência de comprovação de indícios de prova adulterada.

PUBLICIDADE

A defesa dos engenheiros, representada pelos advogados Pedro Rocha, Flávio Uchoa e Magno Oliveira, afirma ter identificado "diversas controvérsias nas investigações". Segundo eles, "inúmeros fatores preexistentes no prédio foram determinantes para sua queda".

PUBLICIDADE

Pedreiro e engenheiros

Em novembro do ano passado, o juiz da 2ª Vara do Júri de Fortaleza decidiu absolver sumariamente o pedreiro Amauri Pereira de Sousa e pronunciar os dois engenheiros. A sentença foi proferida em conformidade com os pedidos finais do MP, que já havia solicitado a impronúncia do pedreiro.

Parecer Ministério Público

Para o MPCE, há materialidade e indícios suficientes de autoria, indicando que os acusados assumiram o risco de provocar as mortes das pessoas que estavam no edifício e em suas proximidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários
Ceará
Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários
22 de out. de 2026 - 17:21
BR-116 no Ceará terá cobertura de celular em todo o trecho de 544 km
TECNOLOGIA
BR-116 no Ceará terá cobertura de celular em todo o trecho de 544 km
22 de out. de 2026 - 16:57
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
CARIRI
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
22 de out. de 2026 - 10:58