UNIVERSO

Astronautas da Nasa ‘presos’ no espaço realizam primeira caminhada espacial juntos

Comandante Suni estabeleceu um novo recorde de caminhada espacial para mulheres astronautas

Compartilhe:
31 de janeiro de 2025
Estadão Conteúdo

Os dois astronautas da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) presos no espaço realizaram sua primeira caminhada espacial juntos nessa quinta-feira, 30, deixando a Estação Espacial Internacional quase oito meses depois de se mudarem.

Astronautas da Nasa ‘presos’ no espaço realizam primeira caminhada espacial juntos
Foto: Reprodução

A comandante Suni Williams e o astronauta Butch Wilmore removeram uma antena quebrada e limparam o exterior da estação em busca de evidências de microrganismos que ainda pudessem estar vivos após serem lançados da Terra e escaparem pelos dutos de ventilação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Depois de alguns problemas iniciais para desparafusar a antena, os astronautas finalmente a desconectaram. O Controle da Missão os incentivou a ficar atentos a quaisquer peças flutuantes provenientes da remoção da antena.

A comandante Suni estabeleceu um novo recorde de caminhada espacial para mulheres astronautas.

Por meio das redes sociais, a Nasa divulgou a caminhada feita pela dupla. “Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore estão fazendo uma caminhada espacial. Deve durar cerca de 6,5 horas”, publicou.

A dupla esperava ficar apenas uma semana quando chegou à estação espacial em junho do ano passado. Mas seu novo veículo, a cápsula Starliner da Boeing, encontrou tantos problemas que a Nasa decidiu devolvê-la vazia.

Os dois pilotos de teste, ambos capitães aposentados da Marinha, tiveram que ficar em órbita até que a SpaceX pudesse levá-los para casa. Isso, porém, não acontecerá até o fim de março ou início de abril, estendendo sua missão para 10 meses devido a um atraso da empresa no envio de seus substitutos.

Em uma publicação na plataforma social X (ex-Twitter) na noite de terça-feira, 28, o empresário Elon Musk disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à sua empresa de foguetes SpaceX para trazer para casa “o mais rápido possível” os dois astronautas da Nasa. A SpaceX já está programada para trazer esses dois astronautas para casa, mas não antes do fim de março, juntamente com outros dois astronautas que estão a bordo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Suni realizou uma caminhada no espaço há duas semanas com outro astronauta da Nasa. Foi a primeira vez que Wilmore se aventurou fora da estação nesta viagem.

Com nove caminhadas espaciais, Suni estabeleceu um novo recorde para mulheres: o maior tempo gasto em caminhadas espaciais ao longo de uma carreira. A astronauta aposentada Peggy Whitson detinha o recorde anterior.

Leia também | Bolsonaro diz que não tem tempo de ler livros: ‘tenho rede de Zap e informações’

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.