Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente do Senado Federal neste sábado (1º), com 73 votos entre os 81 senadores. A votação foi secreta, apesar de contestação apresentada por Eduardo Girão (Novo-CE), que pediu votação aberta. O pedido, no entanto, foi rejeitado.
Dois senadores cearenses votaram em Alcolumbre: Cid Gomes (PSB) e Camilo Santana (PT), que retornou temporariamente ao Senado, deixando o comando do Ministério da Educação (MEC) para participar da eleição. Já Eduardo Girão, que era candidato, votou em si mesmo.
A disputa pela presidência do Senado contava inicialmente com cinco candidatos, mas Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas antes da votação, deixando a disputa entre Alcolumbre, Girão e Marcos Pontes (PL-SP).
Como votaram os senadores do Ceará?
- Camilo Santana (PT) – Davi Alcolumbre
- Cid Gomes (PSB) – Davi Alcolumbre
- Eduardo Girão (Novo) – Eduardo Girão
Davi Alcolumbre assume pela segunda vez a presidência do Senado
Com a vitória, Davi Alcolumbre volta ao comando do Senado, cargo que já ocupou entre 2019 e 2021. Ele sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e permanecerá na função até janeiro de 2027.
Alcolumbre, natural de Macapá (AP), iniciou sua carreira política como vereador da capital amapaense em 2001. Depois, foi deputado federal por três mandatos e, em 2014, se elegeu senador. Em sua primeira gestão como presidente do Senado, em 2019, tornou-se o mais jovem a ocupar o cargo. Nos últimos quatro anos, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes do Congresso.




