PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais de 120 municípios do Ceará registram chuvas no início do Carnaval; máximas chegam a 147 mm

Veja a previsão do tempo para os próximos dias

Compartilhe
Mais de 120 municípios do Ceará registram chuvas no início do Carnaval; máximas chegam a 147 mm
Foto: GCMais

O Ceará teve um início de Carnaval marcado por chuvas intensas em diversas regiões do estado. Entre as 7h de sábado e as 7h deste domingo (2), 126 municípios registraram precipitações, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores acumulados foram observados em Maranguape, com 147 mm, e Ararendá, com 120 mm.

Na capital, Fortaleza, o maior volume foi de 54,4 mm, registrado no posto Caça e Pesca. Apesar do domingo ensolarado, a cidade mantém uma sequência de oito dias consecutivos de chuvas desde 23 de fevereiro. Na última quarta-feira (26), os acumulados foram mais baixos, inferiores a 7 mm, mas ainda assim houve registros em bairros como Maraponga, Messejana, Castelão e Defesa Civil.

Leia também: Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários

Previsão do tempo para os próximos dias

Para este domingo (2) e segunda-feira (3), os maiores volumes de chuva estão previstos para o noroeste do estado, incluindo as macrorregiões da Ibiapaba, Litoral Norte, Litoral do Pecém e o norte do Sertão Central e Inhamuns. As chuvas devem ocorrer entre a tarde e a noite, podendo variar de fraca a moderada, com momentos de maior intensidade.

PUBLICIDADE

No final da noite, áreas de instabilidade vindas do Rio Grande do Norte e da Paraíba podem avançar para o sul da região Jaguaribana e o norte do Cariri, aumentando as chances de precipitações nessas áreas.

PUBLICIDADE

A Funceme indica condição de chuva em todas as macrorregiões do Ceará entre este domingo (2) e terça-feira (4). No início da semana, as chuvas devem ocorrer de forma isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana, com maiores acumulados esperados no noroeste e centro-sul do estado.

Já na terça-feira (4), a nebulosidade tende a aumentar no centro-norte cearense, e os maiores volumes de chuva devem ocorrer na faixa litorânea. Esse cenário está relacionado à maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), favorecendo a formação de áreas de instabilidade próximas à costa.

PUBLICIDADE

Ceará registra chuvas intensas no Carnaval

Confira os 10 maiores acumulados das últimas 24 horas:

PUBLICIDADE
  • Maranguape (Posto: Fazenda Columinjuba): 147 mm
  • Ararendá (Posto: Ararendá): 120 mm
  • Acaraú (Posto: Aranaú): 66,3 mm
  • Cascavel (Posto: Guanacés) : 55 mm
  • Fortaleza (Posto: Caça e Pesca): 54,4 mm
  • Ipaporanga (Posto: Ipaporanga): 52 mm
  • Itaiçaba (Posto: Elevatório - Cogerh): 51 mm
  • Ipueiras (Posto: América): 50 mm
  • Santana do Acaraú (Posto: Santana do Acaraú): 49,2 mm
  • Limoeiro do Norte (Posto: Limoeiro do Norte): 48 mm
PUBLICIDADE
Leia também
Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários
Ceará
Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários
22 de out. de 2026 - 17:21
BR-116 no Ceará terá cobertura de celular em todo o trecho de 544 km
TECNOLOGIA
BR-116 no Ceará terá cobertura de celular em todo o trecho de 544 km
22 de out. de 2026 - 16:57
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
CARIRI
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
22 de out. de 2026 - 10:58