INICIATIVA

Câmara de Fortaleza aprova espaço para atendimento a autistas e pessoas com síndrome de Down

O local será destinado ao atendimento especializado de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down

Compartilhe:
2 de abril de 2025
Portal GCMAIS

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (2), o Projeto de Lei Complementar nº 18/2025, que institui o Espaço Evoluir na Casa do Povo. O local será destinado ao atendimento especializado de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down. A iniciativa marca um avanço para o Legislativo da Capital e foi aprovada no mesmo dia em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Câmara de Fortaleza aprova espaço para atendimento a autistas e pessoas com síndrome de Down
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O presidente da Câmara, Leo Couto (PSB), ressaltou a importância do projeto para a inclusão e o compromisso do Legislativo com a garantia de direitos. “Mais do que uma data no calendário, este é um momento para reforçarmos nosso compromisso no combate a estigmas e preconceitos relacionados ao TEA. Quando assumimos o compromisso da inclusão, abraçamos todas as pessoas com deficiência e também assumimos responsabilidade com seus familiares”, afirmou.

Câmara de Fortaleza aprova Espaço Evoluir

O Espaço Evoluir contará com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, neurologistas e assistentes sociais, entre outros profissionais. O atendimento será voltado para servidores da Câmara e também para a comunidade do entorno.

Além da criação do novo espaço, o PLC 18/2025 prevê a reestruturação da Unidade de Saúde do Legislativo, que passará a se chamar Coordenadoria de Saúde do Servidor. O serviço será ampliado para um modelo de policlínica, oferecendo atendimento em novas especialidades e incluindo a população vizinha entre os beneficiados. Inicialmente, serão disponibilizadas consultas com clínico geral, cardiologista, endocrinologista, ortopedista, psiquiatra e pediatra.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A Coordenadoria de Saúde do Servidor atuará em dois eixos:

Unidade Clínica
– Núcleo de Clínica Médica
– Núcleo de Atenção à Saúde Mental

Espaço Evoluir
– Núcleo de Atendimento em Transtorno do Espectro Autista
– Núcleo de Atendimento em Síndrome de Down

Leia também | Ceará registra aumento de 100 mil novas empresas abertas no ano de 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.