O Papa Francisco fez uma aparição inesperada na missa de Domingo de Ramos, celebrada neste domingo (13/4), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A presença do pontífice, de 88 anos, emocionou os mais de 40 mil fiéis presentes, que foram surpreendidos com sua breve saudação ao final da cerimônia.
Mesmo com a saúde ainda frágil, o papa demonstrou sinais de recuperação. Sua voz, mais firme, e a ausência de suporte de oxigênio durante a aparição indicam avanço no tratamento contra a pneumonia bilateral, infecção que afeta ambos os pulmões e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas.
Francisco esteve internado por 38 dias no Hospital Gemelli, em Roma, recebendo alta no dia 23 de março. Desde então, sua participação em eventos públicos tem sido cuidadosamente avaliada pela equipe médica e pelo Vaticano.
A celebração do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, foi presidida pelo cardeal Leonardo Sandri. Na homilia lida durante a missa, o Papa agradeceu as orações recebidas durante seu período de internação e destacou a importância da fé em tempos de sofrimento.
“Irmãs e irmãos, agradeço muito pelas orações de vocês. Neste momento de fraqueza física, me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus. Eu também rezo por vocês e peço que confiem comigo ao Senhor todos os que sofrem, especialmente aqueles afetados pela guerra, pela pobreza ou pelos desastres naturais. Em particular, que Deus receba em sua paz as vítimas do desabamento de uma estrutura em Santo Domingo e conforte seus familiares”, diz um trecho do texto.
Papa Francisco surpreende com aparição na missa de Domingo de Ramos
[caption id="attachment_527418" align="alignnone" width="750"]
Foto: Vatican News[/caption]
A presença do pontífice nas demais celebrações da Páscoa ainda não está confirmada. Segundo o Vaticano, a participação do papa dependerá das condições climáticas e de sua evolução clínica.




