PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Comerciantes da Beira-Mar protestam contra mudança de horário de atuação na orla de Fortaleza

A manifestação, pacífica, bloqueou duas faixas da Avenida Historiador Raimundo Girão

Compartilhe
Comerciantes da Beira-Mar protestam contra mudança de horário de atuação na orla de Fortaleza
Foto: GCMais

Na manhã desta segunda-feira (13), comerciantes da Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, realizaram um protesto contra as novas regras de funcionamento impostas pela Prefeitura para o reordenamento do comércio na orla. A manifestação, pacífica, bloqueou duas faixas da Avenida Historiador Raimundo Girão, na altura do aterro da Praia de Iracema, e causou um longo engarrafamento. Os manifestantes utilizaram cartazes e apitos para expressar insatisfação com a medida que muda os turnos de funcionamento dos permissionários.

A nova norma passou a valer oficialmente hoje e estabelece dois turnos fixos para os trabalhadores do chamado “Trecho 1” da Beira-Mar — que compreende o espaço entre as ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano. A partir de agora, os comerciantes poderão atuar apenas das 5h às 16h30 ou das 17h à meia-noite. Segundo a Prefeitura, a mudança tem como objetivo organizar o espaço público e melhorar a circulação de pessoas e veículos na região.

Leia também: Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários

No entanto, para muitos trabalhadores, a nova divisão de horários inviabiliza suas atividades. Brisa Mar, presidente da Associação dos Permissionários da Avenida Beira-Mar, afirmou que a medida não foi construída com diálogo e ignora as especificidades de cada grupo de comerciantes. "Não tem como quem vende lanche trabalhar das 5h da manhã ao meio-dia. As pessoas precisam preparar os alimentos, cuidar dos filhos, e esse horário não é comercialmente viável", destacou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo os permissionários, não houve uma reunião prévia com o secretário responsável pelo reordenamento e a medida foi implementada sem planejamento adequado. “O que esperamos com esse protesto é um diálogo real, uma reunião de verdade, não só decisões unilaterais. Queremos que o secretário nos escute e reconsidere esse modelo que prejudica tantas famílias”, disse Brisa.

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e a Guarda Municipal acompanharam o protesto, que ocorreu de forma pacífica e sem registros de confronto. Mesmo assim, o bloqueio das vias causou transtornos ao trânsito da região, um dos pontos mais movimentados da capital cearense.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional, afirmou que os permissionários foram recebidos individualmente e tiveram acesso a uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e consultores de empreendedorismo. O secretário Márcio Martins destacou que foi reativado um ponto de apoio na orla para orientar e acompanhar os comerciantes durante a transição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar do apoio técnico anunciado, muitos trabalhadores afirmam que a medida não resolve o principal problema: a inviabilidade comercial dos horários definidos. "Essa mudança pode até ter suporte, mas o problema é que não tem cliente de manhã cedo para comprar lanche ou artesanato. Como vamos sustentar nossas famílias assim?", questionou um dos manifestantes durante o protesto.

A expectativa dos comerciantes agora é que uma nova reunião com representantes da Prefeitura seja marcada para reavaliar os horários de funcionamento. Eles reivindicam mais diálogo e um reordenamento que atenda tanto às necessidades da cidade quanto às condições reais de trabalho de quem depende da Beira-Mar para sobreviver.

  Ver essa foto no Instagram  

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia também
Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários
Ceará
Metrô e VLTs no Ceará terão operação gratuita no 2º turno; veja horários
22 de out. de 2026 - 17:21
BR-116 no Ceará terá cobertura de celular em todo o trecho de 544 km
TECNOLOGIA
BR-116 no Ceará terá cobertura de celular em todo o trecho de 544 km
22 de out. de 2026 - 16:57
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
CARIRI
Bombeiros retiram anel preso no dedo de criança em hospital de Juazeiro do Norte, no Ceará
22 de out. de 2026 - 10:58