O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, anunciou na última terça-feira (24) a primeira mudança em seu secretariado voltada para o calendário eleitoral. Quem deixa a Secretaria da Educação é Idilvan Alencar, que retorna ao mandato de deputado federal para disputar a reeleição. Para ocupar o lugar de Idilvan, Evandro nomeou o professor Ciro Mesquita, atualmente coordenador do Distrito de Educação 5 da capital cearense.
O anúncio foi feito em vídeo gravado na escola de tempo integral Professora Hildete Brasil, na presença do prefeito e da vereadora e professora Adriana Almeida. Durante a gravação, Idilvan destacou o período à frente da pasta, lembrando que visitou 150 escolas em apenas um ano e três meses de gestão. “Quero agradecer a oportunidade. Foi muito rico conhecer de perto a educação infantil e poder ajudar as crianças, professores e servidores”, disse. “Vou sair do cargo, mas continuarei ajudando Fortaleza, lutando por pautas como a realização de mais concursos públicos e a valorização dos assistentes da educação infantil”, acrescentou.
Educação
Ciro Mesquita assume a Secretaria da Educação. Professor da rede pública, ele possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e já coordenava o maior distrito escolar da cidade. Sua experiência na gestão de escolas e programas educacionais foi apontada como fator determinante para a nomeação, garantindo a continuidade das políticas iniciadas por Idilvan.
A saída de Idilvan atende à legislação eleitoral, que exige a desincompatibilização de secretários e chefes do Executivo para concorrer a cargos eletivos. O prazo para a medida termina em 4 de abril, também data-limite para filiação partidária e regularização do domicílio eleitoral. Durante a chamada janela partidária, que vai de 5 de março a 3 de abril, deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido sem risco de perder o mandato. Idilvan deixará o PDT e se filiará ao PSB, alinhando-se ao grupo do senador Cid Gomes, em ato previsto para o sábado, 28 de março.
Substituição de Idilvan Alencar
A trajetória política de Idilvan é marcada por passagens estratégicas na área da educação. Ele já presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) durante o período em que Cid Gomes foi ministro da Educação no governo Dilma Rousseff e, posteriormente, foi secretário estadual de Educação no governo Camilo Santana, consolidando-se como gestor com experiência em políticas educacionais de longo prazo.
A janela partidária foi criada para equilibrar a fidelidade partidária e a liberdade de escolha do parlamentar. Desde 2007, decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) definem que, no sistema proporcional, o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar. A desfiliação fora do período permitido ou sem justa causa pode gerar perda do mandato. Entre as hipóteses legais estão a própria janela partidária, mudança substancial ou desvio do programa partidário, grave discriminação política pessoal ou fusão/incorporação de partidos.




