A quarta edição do Festival do Pratinho reuniu milhares de pessoas neste domingo (29), na Estação das Artes, em Fortaleza, para celebrar um dos pratos mais tradicionais da culinária cearense. Com receitas clássicas e versões criadas exclusivamente para o evento, a programação reforçou a valorização da gastronomia regional e da cultura popular durante o período junino.
Ao todo, o festival contou com 12 expositores, além dos empreendedores que integram o Mercado Alimenta CE, política pública do Governo do Ceará voltada ao fortalecimento da gastronomia e da cultura alimentar. Cerca de 4 mil pessoas passaram pelo evento ao longo do dia.
Entre os destaques estavam desde o tradicional pratinho com baião de dois, paçoca, vatapá, creme e proteínas variadas até releituras que incorporaram ingredientes típicos do litoral cearense.
Receitas tradicionais ganharam novas versões no festival
Representando a terceira geração de uma família de cozinheiros e empreendedores, Milena apresentou novidades desenvolvidas especialmente para esta edição do evento. Ela explica que o tradicional pratinho normalmente reúne uma guarnição, uma opção de creme ou vatapá, uma proteína e acompanhamentos como farofa crocante ou paçoca. Para o festival, porém, decidiu inovar.
"Nós lançamos o vatapá de arraia e essa é uma das nossas inovações para o Festival do Pratinho. E também o vatapá de peixe", conta a empreendedora.
Outra proposta que chamou a atenção foi a de Dona Jo, vinda da praia de Moitas, no município de Amontada. A cozinheira apostou em receitas que valorizam os sabores do mar.
Segundo ela, todos os pratos apresentados utilizam frutos do mar como ingrediente principal. Entre as opções estavam arroz de caranguejo com camarão, baião de polvo preparado com leite de coco produzido na região e um vatapá de sardinha.
"São frutos do mar. Tem arroz de caranguejo com camarão, bem suculento e cremoso, baião de polvo e também um vatapá de sardinha", destaca Dona Jo.
Evento fortalece tradição junina em Fortaleza
Além da gastronomia, o festival também reforçou a identidade cultural do Ceará. Para a diretora do Mercado Alimenta CE, o evento já se consolidou como parte do calendário junino da capital e segue crescendo a cada edição.
Ela explica que o festival surgiu em 2022 como uma política pública voltada à valorização da culinária cearense e afirma que a receptividade do público demonstra a força da iniciativa.
"O Mercado Alimenta CE é uma política pública de gastronomia e cultura alimentar do Governo do Ceará. Criamos o Festival do Pratinho há quatro anos e, nesse processo, seguimos consolidando ainda mais o pratinho nessa época do São João. Estamos muito felizes porque é um evento de sucesso. As pessoas lembram, perguntam, querem participar e vender", afirma a diretora.
Cultura popular também fez parte da programação
A programação foi além da gastronomia. O público também participou de oficinas e apresentações culturais, fortalecendo a ligação entre os sabores do interior e as tradições populares.
Uma das atrações foi a oficina de bonecas de palha de milho conduzida por Verônica, moradora do Quilombo das Porteiras, em Caucaia. Ela compartilhou com crianças uma prática aprendida ainda na infância.
Verônica lembra que as bonecas surgiram como brinquedos feitos pela própria família quando não havia condições de comprar brinquedos industrializados.
"Quando eu era criança, meu pai não tinha como me dar uma boneca e eu brincava com as bonequinhas de milho. Hoje continuo fazendo, ensino para minha neta e levo essa tradição para oficinas e palestras. Sou muito feliz com essas bonecas", relata.
Encerrando a programação, apresentações de quadrilha junina animaram os visitantes e reforçaram o clima de São João, unindo gastronomia, música e manifestações culturais em um dos principais eventos do calendário junino de Fortaleza.




