PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
POLÍTICA

Ciro Gomes diz que volta à disputa para “mudar o Ceará” e defende frente de oposição

Durante visita ao Grupo Cidade de Comunicação, candidato afirmou que decidiu voltar à disputa preocupado com problemas que classifica como uma “degradação” do Ceará

Compartilhe
Ciro Gomes diz que volta à disputa para “mudar o Ceará” e defende frente de oposição
Ciro Gomes endurece críticas ao Ceará e defende união de grupos políticos. Foto: Reprodução/TV Cidade Fortaleza

Ciro Gomes confirmou a volta à disputa pelo Governo do Ceará e afirmou que pretende reunir diferentes grupos políticos em uma frente de oposição para tentar mudar os rumos do Estado. O candidato esteve no Grupo Cidade de Comunicação acompanhado do candidato a vice, Roberto Cláudio, e falou sobre as razões que o levaram a retornar à corrida eleitoral e sobre as principais mudanças que pretende promover caso seja eleito.

Leia também: André Fernandes supera recorde de Ciro e é o deputado federal mais votado da história do Ceará

Segundo Ciro, a decisão foi motivada pela preocupação com problemas que, na avaliação dele, mostram uma deterioração das condições do Ceará. Entre os pontos citados estão a segurança pública, a saúde e a situação socioeconômica da população.

Ao explicar as razões para voltar à disputa, Ciro afirmou que passou a observar, ao lado de aliados, um cenário que considera preocupante no Estado. Ele citou o avanço da criminalidade, as dificuldades enfrentadas pela saúde pública e a situação de pobreza.

PUBLICIDADE

“Eu e o Taço começamos a ver a degradação que o Estado do Ceará está vivenciando, com coisas muito doídas”, afirma Ciro Gomes.

PUBLICIDADE

Na avaliação do candidato, o cenário de segurança pública é um dos principais problemas que precisam ser enfrentados. Ciro afirma que o medo se espalhou pelo Estado e aponta o domínio de organizações criminosas como uma das situações que motivaram sua decisão de retornar à disputa.

“O medo que se generalizou, o completo domínio das facções criminosas e do crime organizado sobre o território cearense”, declara o candidato.

PUBLICIDADE

Segurança e saúde estão entre prioridades apontadas por Ciro Gomes

PUBLICIDADE

Além da segurança, Ciro Gomes coloca a saúde pública entre os setores que, segundo ele, precisam passar por mudanças. O candidato classifica como grave a situação da rede pública e relaciona o problema ao cenário social do Estado.

Durante a fala, Ciro também cita dados sobre pobreza e fome no Ceará. Segundo os números apresentados por ele, o Estado possui atualmente 9,6 milhões de habitantes, dos quais 4,2 milhões estariam abaixo da linha de pobreza. Ele também afirma que 390 mil pessoas passam fome.

Ao apresentar esse cenário, o candidato relaciona as dificuldades econômicas às condições de vida da população e defende uma mudança na condução das políticas públicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“A degradação da saúde pública, a absoluta insensibilidade para um quadro de miséria de massa”, afirma Ciro.

As declarações fazem parte da avaliação do candidato sobre os motivos que o levaram a retornar à disputa pelo Palácio da Abolição. A estratégia apresentada por Ciro combina críticas à atual situação do Estado com a defesa de uma articulação política mais ampla para a eleição.

Ciro Gomes defende união de grupos políticos

A proposta apresentada pelo candidato não se limita à própria candidatura. Ciro Gomes afirma que pretende reunir diferentes grupos políticos em torno de um projeto de mudança para o Ceará.

PUBLICIDADE

A ideia, segundo ele, é construir uma frente capaz de dialogar com diferentes setores e convencer o eleitorado de que é necessário alterar os rumos do Estado.

Ciro também relaciona essa articulação ao cenário eleitoral e às pesquisas de intenção de voto. Para o candidato, os levantamentos divulgados durante a pré-campanha não representam uma definição do resultado das urnas.

Em vez de concentrar a discussão nos números das pesquisas, ele afirma que a eleição deve ser encarada como uma decisão sobre a continuidade ou a mudança do atual modelo de governo.

PUBLICIDADE

“A gente tem que ter noção de que o que está em discussão não é uma eleição”, afirma Ciro.

Na sequência, o candidato reforça que, na avaliação dele, a principal questão colocada aos eleitores será a escolha entre manter o caminho atual ou optar por uma mudança.

“O que está em discussão é se o Ceará quer continuar nesse rumo ou se quer mudar”, declara.

PUBLICIDADE

A estratégia defendida por Ciro passa, portanto, pela tentativa de ampliar sua base política e eleitoral. Para isso, ele afirma que pretende dialogar com diferentes setores e buscar apoio em torno da proposta apresentada para o Estado.

Ciro diz que pretende convencer eleitores sobre mudança no Ceará

Ao falar sobre a disputa eleitoral, Ciro Gomes também adota um tom de mobilização. O candidato afirma que pretende percorrer o Estado para apresentar suas ideias e buscar convencer os eleitores sobre a necessidade de uma mudança na condução do Ceará.

A fala ocorre em um momento em que os partidos e grupos políticos começam a organizar suas estratégias para a eleição de 2026. Com a confirmação da candidatura, Ciro volta a ocupar espaço no cenário estadual e passa a defender uma frente de oposição ao atual grupo político que administra o Estado.

PUBLICIDADE

O candidato afirma que sua estratégia será baseada no diálogo e na tentativa de construir uma união entre diferentes grupos.

“Eu absolutamente, sob a luz de Deus, acredito que eu preciso juntar o povo do Ceará para convencer, para trocar o coração de todo mundo, que nós precisamos mudar o Ceará”, afirma Ciro Gomes.

A candidatura tem Roberto Cláudio como nome para a vice. Os dois chegaram juntos ao Grupo Cidade de Comunicação, onde foram recebidos pelo presidente do Grupo Cidade, Miguel Dias de Souza Filho, pela superintendente Maiara Silva e pela diretora Gaída Dias.

PUBLICIDADE

Durante a visita, Ciro e Roberto Cláudio também participaram de uma reunião sobre a campanha e as propostas de governo. O encontro reuniu o diretor-geral do Grupo Cidade, Edson Ferreira, e o diretor de jornalismo, Vianna Júnior.

A confirmação da candidatura marca uma nova etapa da trajetória política de Ciro Gomes no Ceará. Ao anunciar seu retorno à disputa, o candidato coloca a segurança pública, a saúde e o combate à pobreza entre os principais temas que pretende levar para o debate eleitoral.

A partir da confirmação, a campanha deverá avançar na apresentação das propostas e na tentativa de ampliar alianças. Ciro afirma que pretende construir uma frente política capaz de reunir diferentes grupos em torno da mudança que defende para o Estado.

PUBLICIDADE

O cenário eleitoral, entretanto, ainda será definido ao longo da campanha, com a formação das alianças, a apresentação dos programas de governo e a disputa pelo voto dos eleitores cearenses.


Leia também
André Fernandes supera recorde de Ciro e é o deputado federal mais votado da história do Ceará
ELEIÇÕES 2026
André Fernandes supera recorde de Ciro e é o deputado federal mais votado da história do Ceará
04 de out. de 2026 - 22:33
Ciro Gomes é derrotado para o Governo do Ceará ao tentar voltar ao cargo após 32 anos
ELEIÇÕES 2026
Ciro Gomes é derrotado para o Governo do Ceará ao tentar voltar ao cargo após 32 anos
04 de out. de 2026 - 22:18
Quem é Lia de Freitas, que permanece como primeira-dama do Ceará após vitória de Elmano
PERFIL
Quem é Lia de Freitas, que permanece como primeira-dama do Ceará após vitória de Elmano
04 de out. de 2026 - 21:30