O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, surpreendeu o público durante um ato de campanha em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite desta sexta-feira (11). Ao lado da primeira-dama Janja da Silva, Lula cantou um trecho de “Como é Grande o meu Amor por Você”, de Roberto Carlos, e repetiu um dos gestos mais conhecidos do cantor ao receber rosas e lançá-las para a plateia.
O comício ocorreu no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da capital gaúcha, e reuniu lideranças políticas e apoiadores da candidatura de Lula. O presidente chegou ao local por volta das 19h30, acompanhado de Janja e aliados.
Lula canta Roberto Carlos e joga rosas para o público
O momento mais descontraído do ato aconteceu quando Lula recebeu quatro rosas das mãos de Janja. A cena remeteu diretamente à tradicional relação de Roberto Carlos com as rosas em suas apresentações.
Depois de receber as flores, o presidente as lançou para o público. Em tom de brincadeira, comentou que Janja havia chamado sua atenção por não ter beijado as rosas antes de jogá-las para a plateia e pediu que a multidão “beijasse por ele”.
A interação provocou aplausos e reforçou o tom mais informal do início da participação de Lula no evento.
A música também serviu como uma referência a outro momento recente da campanha. Em 29 de agosto, durante o ato “Mulheres com Lula”, em Belo Horizonte, o presidente já havia cantado um trecho de “Como é Grande o Meu Amor por Você”, de Roberto Carlos, ao lado de Janja. Na ocasião, ele adaptou a letra para fazer uma homenagem às mulheres presentes.
Janja participa de momento descontraído no palco
A primeira-dama também teve participação no momento de descontração. Durante o ato, Janja cantou um novo jingle da campanha e trocou beijos com Lula, arrancando aplausos do público.
Em outro momento, o presidente falou sobre sua vida pessoal e afirmou estar vivendo “o melhor momento no planeta Terra”. Lula declarou estar apaixonado pela mulher, pelo partido e pelo país.
A participação de Janja ocorre em um momento em que sua presença tem ganhado espaço na estratégia eleitoral de Lula. Nas últimas semanas, ela passou a participar de ações voltadas principalmente ao eleitorado feminino e também gravou vídeos de apoio a candidatas ao governo e ao Senado.
Ato reuniu lideranças políticas no Rio Grande do Sul
Apesar do clima descontraído em alguns momentos, o evento teve caráter essencialmente político e reuniu nomes ligados à campanha de Lula no Rio Grande do Sul.
Entre as lideranças presentes estavam Juliana Brizola, Edegar Pretto, Manuela d’Ávila, Paulo Pimenta e Paulo Paim, além de outros representantes políticos.
Juliana Brizola, candidata apoiada por Lula ao governo do Rio Grande do Sul, destacou a aproximação entre as trajetórias políticas de Lula e de seu avô, Leonel Brizola. Segundo ela, o histórico líder trabalhista “estaria orgulhoso da nossa união”.
Também participaram do ato os candidatos ao Senado Paulo Pimenta (PT) e Manuela d’Ávila (PSOL). A presença dos dois foi registrada na cobertura do evento, que marcou o primeiro ato de Lula no Rio Grande do Sul voltado à campanha pela reeleição.
Banco Master e INSS também entraram no discurso
O discurso de Lula não ficou restrito à campanha eleitoral ou aos momentos de descontração. O presidente também abordou temas que estão no centro do debate político nacional, entre eles as investigações envolvendo o Banco Master e as fraudes em descontos associativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ao falar sobre Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, Lula afirmou que o empresário havia se tornado banqueiro durante o governo Jair Bolsonaro e que, em sua gestão, acabou preso. O presidente utilizou o episódio para defender sua versão sobre a origem das investigações e criticar adversários políticos.
O caso do INSS também foi citado durante o comício. Lula afirmou que as irregularidades envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas foram desmanteladas durante seu governo.
As declarações fazem parte da disputa política em torno dos dois casos, que passaram a ocupar espaço relevante no debate eleitoral de 2026.
“Verdade contra a mentira”
As falas das lideranças que participaram do ato também tiveram como foco a disputa eleitoral deste ano.
Paulo Pimenta afirmou que, se a eleição de 2022 havia sido marcada, em sua avaliação, pela disputa “do amor contra o ódio”, a eleição de 2026 seria “da verdade contra a mentira”.
Manuela d’Ávila, por sua vez, defendeu que as pessoas envolvidas ou citadas em possíveis irregularidades sejam investigadas, independentemente de quem sejam.
O discurso dos aliados ocorreu em um cenário no qual os casos Banco Master e INSS passaram a ser explorados politicamente por diferentes grupos durante a campanha.
Porto Alegre foi palco do primeiro ato de Lula no RS pela reeleição
O comício começou por volta das 17h no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre. Lula chegou ao local algumas horas depois, acompanhado de Janja e aliados. Antes da chegada do presidente, o público participou de momentos de música e interação.
No palco, Lula discursou por quase uma hora e alternou críticas aos adversários, defesa de ações de seu governo e referências à própria trajetória política.
O evento combinou, assim, dois elementos distintos: de um lado, a estratégia eleitoral e os discursos sobre temas nacionais; de outro, momentos de forte apelo popular, como a homenagem a Roberto Carlos, as rosas entregues por Janja e a interação do casal com a plateia.
A combinação ajudou a transformar o ato político em uma cena com forte potencial de repercussão nas redes sociais, especialmente pelo caráter pouco convencional da participação de Lula.




