PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

"Estou de mala e cuia para ajudar na reeleição", diz Camilo em Brasília após assumir campanha de Lula

Senador cearense passou a dividir a coordenação-geral da campanha petista e participou de nova reunião com o presidente nesta quarta-feira (7)

Compartilhe
"Estou de mala e cuia para ajudar na reeleição", diz Camilo em Brasília após assumir campanha de Lula
Camilo gravou vídeo para as redes sociais nesta quarta-feira (7), após participar de reunião com Lula. Foto: Reprodução/Redes, Ricardo Stuckert/PR

O senador Camilo Santana (PT-CE) afirmou, nesta quarta-feira (7), que está “de mala e cuia” para ajudar na campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita em Brasília, após uma nova reunião com o petista, um dia depois de Camilo participar de uma série de encontros com o presidente para discutir a estratégia do segundo turno.

O senador cearense passou a dividir com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, a coordenação-geral da campanha de Lula no segundo turno. Durante o primeiro turno, Camilo já participava da campanha nacional, mas concentrou parte significativa da atuação na disputa eleitoral no Ceará.

Leia também: Corinthians desmente fake news e nega apoio a Flávio Bolsonaro na eleição presidencial

Agora, com a eleição presidencial definida entre Lula e Flávio Bolsonaro (PL), o ex-governador do Ceará passa a atuar diretamente na mobilização nacional do segundo turno.

PUBLICIDADE

Camilo destaca fim da escala 6x1

Na mesma gravação, Camilo falou ainda sobre a votação para a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1, em tramitação no Congresso. O senador lembra que a proposta deve garantir dois dias de descanso aos trabalhadores sem redução de salário.

PUBLICIDADE

“Mesmo o Flávio Bolsonaro não querendo, é importante dizer para todos os trabalhadores e trabalhadoras do país que eles vão poder ter dois dias de descanso sem redução de salário, para que possam conviver mais com a família”, afirmou

O tema desponta como um dos principais assuntos da pauta da campanha no segundo turno. Lula, também nesta quarta, publicou vídeo cobrando publicamente que o adversário esclareça sua posição sobre a proposta e como pretende orientar sua bancada no Congresso. Isso ocorre após Flávio Bolsonaro ter publicamente criticado a PEC que quer acabar com a escala 6x1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Senador cita resultado no Ceará

Durante o vídeo, Camilo também fez referência ao resultado das eleições no Ceará e destacou as vitórias de Lula, Elmano de Freitas, Cid Gomes e Luizianne Lins. “Já tivemos uma grande vitória lá no Ceará. Aliás, lá foi cabelo, barba e bigode: Lula, Elmano, Cid e Luizianne”, afirmou.

Na avaliação do senador, o resultado obtido no Ceará deve ser usado como parte da mobilização para a segunda etapa da eleição presidencial.

“E agora vamos virar essa eleição e o Lula vai ser tetra pelo bem do Brasil. Vamos trabalhar muito e lutar”, completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Camilo divide comando da campanha com Edinho

A entrada de Camilo na coordenação-geral faz parte de uma mudança na estrutura da campanha de Lula para o segundo turno. Edinho Silva, que comandou a campanha durante a primeira etapa, permanece na função e passa a dividir as atribuições com o senador cearense.

A alteração ocorreu depois de Flávio Bolsonaro terminar o primeiro turno à frente de Lula. Com 99,99% das urnas apuradas, o candidato do PL registrou 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% do petista.

Nenhum dos dois alcançou mais da metade dos votos válidos, levando a disputa presidencial para o segundo turno, marcado para 25 de outubro.

PUBLICIDADE

A campanha também ampliou a participação de outras lideranças. Rui Costa, Jaques Wagner e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deverão ter atuação maior na estrutura política e territorial da candidatura.

A estratégia é distribuir as tarefas entre mais dirigentes durante os 18 dias entre o primeiro e o segundo turno. Edinho Silva já havia defendido a ampliação da estrutura para permitir que diferentes lideranças organizassem atividades simultâneas pelo país.

Lula avalia campanha do primeiro turno

A reorganização ocorreu depois de Lula fazer uma avaliação crítica sobre a condução da primeira etapa da eleição. Em reunião com parlamentares aliados em Brasília, o presidente afirmou que sua campanha ficou abaixo do potencial que considerava possível.

PUBLICIDADE

Lula também classificou a organização da campanha como a pior entre as disputas presidenciais das quais participou desde 1989. A avaliação ocorreu diante de Edinho Silva, que comandou a estrutura durante o primeiro turno.


Leia também
Corinthians desmente fake news e nega apoio a Flávio Bolsonaro na eleição presidencial
2º TURNO
Corinthians desmente fake news e nega apoio a Flávio Bolsonaro na eleição presidencial
07 de out. de 2026 - 17:47
Campanha de Flávio Bolsonaro quer acabar com mecanismo da reforma tributária que reduz sonegação fiscal
ECONOMIA
Campanha de Flávio Bolsonaro quer acabar com mecanismo da reforma tributária que reduz sonegação fiscal
07 de out. de 2026 - 16:09
Lula cobra que Flávio Bolsonaro diga como vai votar sobre fim da escala 6x1 no Senado
ELEIÇÕES 2026
Lula cobra que Flávio Bolsonaro diga como vai votar sobre fim da escala 6x1 no Senado
07 de out. de 2026 - 15:01