TESTAGEM

Ministério da Saúde pedirá à Anvisa liberação de autoteste de Covid-19 no Brasil

Outros países já utilizam esse tipo de teste, que pode ser feito em casa, para agilizar diagnóstico da doença

Compartilhe:
11 de janeiro de 2022
Assistente de Redação vídeo

O Ministério da Saúde irá solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esta semana uma autorização para o uso de autoteste de detecção de Covid-19 no País. A medida visa agilizar o diagnóstico da doença, a exemplo do que já ocorre em outros países.

Ministério da Saúde pedirá à Anvisa liberação de autoteste de Covid-19 no Brasil
Atualmente, a testagem no Brasil só é feito por profissionais de saúde. Foto: Roque de Sá / Agência Senado

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O autoteste pode ser feito em casa com a coleta do material no nariz com cotonete ou por saliva. Contudo, o exame tem sensibilidade menor do que outros testes que detectam a covid-19, como o RT-PCR. Além disso, o autoteste pode não trazer resultados fidedignos se o paciente não estiver bem treinado.

Leia também | Ministério da Saúde reduz de 10 para 7 dias o isolamento de pacientes com covid-19

A realização de autoteste de detecção de covid-19 ainda não é permitida no Brasil. Oficialmente, já se pronunciou sobre o assunto ao divulgar uma nota, na última sexta-feira (7), em que esclarece que, pelas regras atuais, só permite “o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas passíveis de notificação compulsória, como a Covid-19, caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecida pelo Ministério da Saúde”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sobre o assunto, a nota da Anvisa destacou que “para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos”, finaliza a nota.

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.