VACINAÇÃO

88 profissionais são vacinados contra covid-19 no Hemoce nesta quinta-feira

Esta foi a primeira das duas doses que os profissionais da saúde precisam tomar da Coronavac

Compartilhe:
22 de janeiro de 2021
Márcia Catunda

A vacinação contra covid-19 chegou aos profissionais da saúde que trabalham no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A imunização aconteceu nesta quinta-feira (21) e começou por volta das 10h.

88 profissionais são vacinados contra covid-19 no Hemoce nesta quinta-feira
Foto: Gov. do Ceará

“A vacina é esperança que, em breve, vamos voltar a normalidade”, afirma a farmacêutica Veridiana Miyajima, de 46 anos. Ela foi a primeira das 88 pessoas que receberam a dose da CoronaVac no Hemoce. “Estou muito feliz e grata, mas esse momento foi também de reflexão. Fiquei me perguntando: quantas vidas foram perdidas porque não tiveram essa oportunidade? Posso dizer que sou uma privilegiada por ter sobrevivido e mais ainda por receber a vacina. É, sem dúvida, emocionante e gratificante”, comemora.

Neste lote, ainda insuficiente para cobrir a imunização de todo o grupo prioritário, o Governo do Ceará vem priorizando os profissionais da saúde que atuam diretamente no combate à covid-19, além de idosos com mais de 60 anos e portadores de deficiências que estão em abrigos.

Para essa aplicação, o Hemoce recebeu uma equipe de quatro enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, órgão responsável pela imunização na Capital.

Como a CoronaVac exige que sejam tomadas duas doses, estes profissionais da saúde devem receber a segunda parte em, no máximo, 28 dias.

Novos leitos de UTI no Ceará

O Governo do Ceará anunciou, na noite desta quinta-feira (21), que vai adicionar 211 novos leitos de UTI exclusivos para covid-19 na rede pública de saúde. Na manhã desse mesmo dia, o governador Camilo Santana já havia falado sobre essa ampliação nos leitos, assim como outras medidas para combater a disseminação da covid-19.

Em Fortaleza, o número de vagas para o tratamento da covid-19 via quase dobrar. De 181, valor que a Capital tem atualmente, a quantidade vai passar para 343. No Cariri, de 93 vai passar para 112. No Sertão Central, o número sairá de 20 para 30 leitos.

Sobral (com 60 leitos) e o Litoral Leste do Ceará (com 10 leitos) continuam com as mesmas quantidades.

Segundo o boletim da Secretaria da Saúde, essa ampliação no leito de UTIs deve ser concluída em até 15 dias.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.