O Projeto de Lei busca levar conexões com internet para espaços públicos de todas as cidades cearenses, incluindo praças, escolas e equipamentos do serviço público
Ceará terá internet gratuita em todas os municípios, anuncia governador
Praças e outros espaços públicos dos 184 municípios cearenses terão pontos de acesso gratuito à internet. Essa é a proposta do Projeto de Lei que será encaminhado ainda nesta semana pelo governador Camilo Santana (PT) para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O PL prevê a criação do Programa Ceará Conectado, que consolida o estado como um dos mais conectados do planeta.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Fortaleza divulga lista de selecionados para agentes escolares; confira resultado
Durante uma live nas redes sociais nesta terça-feira (10), o governador lembrou que os cabos de fibra óptica usados no Brasil tem o Ceará como porta de entrada, com a instalação de data centers no Estado. “O Ceará é o segundo ponto mais conectado do planeta. Os cabos de internet que entram no Brasil, entram pelo Ceará. Portanto, instalou-se aqui a Angola Cables, vários data centers. Nós estamos vivendo no mundo da conectividade. Então, o que o Ceará tem feito para entregar os tablets para os alunos, os notebooks para os professores, a conectividade nas escolas, o Cinturão Digital, é investimento em conectividade. Hoje, somos o Estado com maior rede de fibra óptica”, afirma.
Segundo Camilo Santana, o Ceará Conectado será um dos maiores programas de conectividade já feitos no estado. “Nós vamos colocar internet gratuita para toda a população. Vamos levar redes [de internet] para os municípios que ainda não têm redes”, anuncia o gestor.
Leia também | Fortaleza divulga lista de vacinação de quarta (11) e quinta (12); agendamento inclui nascidos até abril de 1999
Ainda não há um prazo para a implementação dos pontos de com internet gratuita. A partir do envio do PL serão definidos investimento e cronograma de execução do programa. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) ficará responsável pela operação do programa. O Ceará Conectado é uma expansão do Cinturão Digital, programa que integra todos os sistemas públicos do Estado.
Maranguape, Pacajus, Horizonte, Acaraú e Chaval serão os primeiros municípios do Ceará a adotar o programa de internet gratuita. Com isso, a ideia é que todos os órgãos de gestão e administração públicos das cidades cearenses possuam internet gratuita, com fornecimento do Estado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.