A data celebra o dia em que os Três Reis Magos visitaram o menino Jesus
Dia de Reis: saiba a origem da data que marca o encerramento dos festejos de Natal
Nesta quinta-feira (6), é comemorado o Dia de Reis. A data celebra o dia em que os Três Reis Magos, Melchior, Baltazar e Gaspar, guiados pela estrela de Belém, visitaram o menino Jesus. O Salvador estava escondido do rei Herodes, que mandou matá-lo.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
A data também encerra os festejos natalinos, com o desmonte do presépio e árvore de natal, e abre a comemoração para a festa de Reis ou folia de Reis.
O reisado, como também é chamado, é composto por músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades, sobretudo do interior, anunciando a volta do Messias, pedindo prendas e fazendo louvação aos donos da casa por onde passam. Os principais personagens da festa são o Mestre, Rei, Rainha, Contramestre, os Mateus, a Catirina, figuras e crianças.
A Folia de Reis é comemorada em várias partes do país, principalmente no Centro Oeste, Norte e Nordeste, onde ganhou cores, formas e sons regionais.
Leia também | Bibliotecas públicas de Fortaleza realizam programação especial de férias; confira
Origem do Dia de Reis
A tradição de venerar os Reis Magos surgiu no século oitavo, quando eles se tornaram santos pela Igreja Católica. Eles saíram do Oriente e presentearam o Menino Jesus com ouro, incenso e mirra, como está narrado no Evangelho de Mateus. O ouro representa a realeza, pois os Magos procuravam o rei dos judeus; o incenso, a fé, simbolizando a oração que chega a Deus; e a mirra, uma resina usada como remédio, de sabor amargo, remetia ao sofrimento que Jesus iria passar.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.