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Porto de Itajaí vive crise há mais de 460 dias sem funcionar

A paralisação do terminal, que integra o segundo maior Complexo Portuário do país, é evidenciada por imagens de portêineres inativos e áreas vazias

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8 de abril de 2024
Portal GCMAIS

O Porto de Itajaí enfrenta uma crise sem precedentes, com a ausência de navios carregados de contêineres há mais de 460 dias, impactando diretamente os trabalhadores portuários avulsos. A paralisação do terminal, que integra o segundo maior Complexo Portuário do país, é evidenciada por imagens de portêineres inativos e áreas vazias, levando a uma situação desesperadora para muitos que dependem do porto para sua subsistência.

Porto de Itajaí vive crise há mais de 460 dias sem funcionar
Foto: Reprodução

O contrato de arrendamento do porto com a APM Terminals terminou em dezembro de 2022, e o governo federal, responsável por executar uma nova concessão, falhou em agir a tempo. Embora tenha havido debates sobre o modelo de gestão proposto, com divergências entre a prefeitura de Itajaí e o governo federal, a falta de ação para evitar a paralisação do porto foi evidente.

Aprovado projeto que aumenta quantidade de etanol, biodiesel e biometano em combustíveis

A Câmara dos Deputados aprovou o PL 528/2020, conhecido como Combustível do Futuro (etanol, biodiesel e biometano), que trata de questões relacionadas à política de baixo carbono nos combustíveis. O projeto eleva a quantidade de etanol misturada na gasolina, de 18% para 22% a 35%, e do biodiesel no diesel, de 14% para 20% até 2030.

O CNPE avaliará a viabilidade dessas metas. O texto também cria programas para o diesel verde, biometano e combustível sustentável para a aviação. O biometano, obtido do biogás, terá um programa nacional para aumentar sua produção e competitividade. O PNDV incentivará o diesel verde, diferenciado do biodiesel, e será misturado ao diesel fóssil.
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